Press "Enter" to skip to content

Fatura de água e esgoto está mais cara para consumidores goianos

Última atualização 03/04/2023 | 17:37

A conta de água e tratamento de esgoto está 7,02% mais cara em Goiás. O reajuste autorizado em fevereiro deste ano pela Agência Goiana de Regulação (AGR) considera diversos fatores para a recomposição tarifária. O aumento coincide com o início do tempo seco no estado e acende o alerta para a necessidade de economizar o recurso para não haver desperdício do líquido nem de dinheiro. A medida está em vigor desde o último sábado, 07.

 

Os conselheiros estipularam porcentagem abaixo de inflação no período de dezembro de 2021 e janeiro deste ano. Além disso, eles decidiram adotar uma nova política para novas ligações de água que obriga a instalação em 90 dias, no máximo. O consenso foi resultado da anuência também de  integrantes da Agência de Regulação de Goiânia (AR) e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgoto de Rio Verde (AMAE).

 

“Os reajustes das tarifas de saneamento básico são regulamentados pela Lei Federal 11.445/2007 e pela Lei Estadual 14.939/2004, que definem reajustes anuais, que só podem ser aplicados nos períodos intercalados entre revisões tarifárias. Assim, num ano é feita a revisão e nos três anos seguintes, os reajustes tarifários”, detalhou a Saneago em nota publicada no site da companhia.

 

Embora o racionamento não seja uma possibilidade considerada pelas autoridades estaduais, todos os órgãos da administração direta e indireta orientam a população a fazer o uso racional da água. O recomendado é utilizar água somente para higiene pessoal e alimentação, evitar banhos demorados, lavar várias peças de roupas ao mesmo tempo e controlar todo e qualquer tipo de vazamento em casas, apartamentos e estabelecimentos,

 

Goiânia é considerada a primeira capital com o menor índice de perdas na distribuição de água do Brasil, conforme apontou o Índice de perdas na distribuição publicado no Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento(SNIS) em 2018. O trabalho conjunto para atenuação dos efeitos do período de estiagem leva em consideração que somente 3% de toda a água do mundo está disponível para o consumo. Em caso de vazamento, a Saneago pode ser acionada pelo telefone 0800.645.0115