Fazendeiro que ajudou Lázaro é solto pela Justiça

Acusado de ajudar na fuga de Lázaro Barbosa, o fazendeiro Elmi Caetano, de 74 anos, teve sua prisão preventiva revogada pela Justiça nesta sexta-feira (16). Ele foi indiciado em junho pelos crimes de favorecimento pessoal – pela ajuda prestada para que o autor do delito não seja alcançado pela autoridade pública – e posse ou porte ilegal de arma de fogo.

O fazendeiro estava detido no presídio público de Águas Lindas de Goiás desde o dia 24 de julho e vai usar tornozeleira eletrônica. A decisão foi assinada pela juíza Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira.

No texto, a juíza afirma que não há perigo na soltura do fazendeiro, que é idoso e tem residência fixa, e ressaltou que não existem provas de que armas e munições encontradas com Lázaro Barbosa pertencem a Elmi.

“A prisão deve ser substituída por medida mais branda, especialmente por se tratar de réu idoso, com residência fixa, ocupação lícita e sem outras passagens pela seara criminal. Ainda, há nos autos documentos que indicam certa fragilidade na saúde de Elmi, o que deve ser sopesado, considerando que ainda persiste a pandemia do coronavírus”, diz a decisão.

Prisão de Elmi

Elmi Barbosa foi detido no dia 24 de julho após desobedecer uma ordem de parada dada por policias e foi perseguido por agentes até ser interceptado. O inquérito policial apontou que o fazendeiro dificultou o trabalho da polícia e impediu a entrada de policiais na propriedade.

Lázaro Barbosa foi encontrado em uma mata na região de Águas Lindas de Goiás três dias depois. O foragido foi morto após uma intensa troca de tiros com policias da força-tarefa montadas para capturá-lo. Ele era procurado pela polícia a 20 dias e é apontando como autor do assassinato de quatro pessoas de uma família em Ceilândia Norte, no dia 9 de junho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos