Feira #NoEntornoTem tem presença de 7 mil visitantes e celebra riqueza cultural

A segunda edição da Feira #NoEntornoTem, realizada no último final de semana no Parque da Cidade em Brasília, reuniu cerca de 7 mil visitantes, segundo a estimativa da Polícia Militar de Goiás (PMGO). Este evento trouxe um pedaço da cultura, gastronomia e turismo de cada município goiano do Entorno, conquistando ainda mais o público do Distrito Federal e da região em relação à primeira edição.

“Essa feira é incrível. Aqui você vê trabalhos que refletem o empreendedorismo, o sonho, a coragem e a alma poética do povo do Entorno com seus produtos de altíssimo nível.”, declarou o publicitário Jose Augusto Rabelo, visitante de Brasília. O evento apresentou as riquezas culturais, gastronômicas e turísticas dos municípios de Alexânia (incluindo o distrito de Olhos d’Agua), Abadiânia, Aguas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaiso de Goiás.
 
Para Caroline Fleury, secretária do Entorno de Goiás, o evento superou todas as expectativas, reforçando a diversidade cultural e produtiva da região. Ela agradeceu aos participantes, destacando o apoio dos prefeitos e secretários municipais de Cultura e Turismo. “Esse sucesso só foi possível porque vocês acreditam no Entorno e no potencial de cada município.”, afirmou. “Agradeço especialmente as cooperativas que abrilhantaram a feira e aos artesãos, que são um orgulho do nosso estado“, completou.
 
O espaço agro foi um dos pontos altos, com cinco cooperativas regionais apresentando produtos inovadores. Entre eles, pamonha com chocolate, sorvete de mirtilo e a novidade da edição: sorvete de mandioca com calda de cajuzinho do cerrado, uma combinação que surpreendeu e conquistou o público, e foi batizado com o nome da feira #NoEntornoTem.

Apresentação cultural

 
A programação cultural também foi intensa, com apresentações musicais e de dança e até desfile de moda sustentável. Durante os shows, os visitantes exploravam os estandes e as tendas de mais de 50 artesãos. Para o público infantil, a Secretaria de Esporte e Lazer de Goiás (Seel) montou uma área com brinquedos infláveis e cama elástica. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) disponibilizou um carrinho elétrico que encantou as crianças.
 
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também marcaram presença, com equipamentos de segurança e instruções de primeiros socorros. Serviços de medição de pressão arterial e glicemia foram oferecidos, reforçando o cuidado com a saúde dos visitantes.
 
A feira foi aberta no sábado, 9, pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ele almoçou no local, depois de visitar os estandes e reforçar em seu discurso a importância do Entorno para Goiás. Na abertura, também estiveram presentes a ex-ministra Flavia Arruda, que reforçou seu apoio à valorização do Entorno do DF, assim como o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto. Entre os parlamentares do DF presentes estavam a senadora Damares Alves e o deputado distrital Martins Machado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos