Feira Sabores do Paraná reúne 76 agroindústrias no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

Produtores celebram retorno da Feira ‘Sabores do Paraná’, em Curitiba

Evento com entrada gratuita oferece stands, gastronomia, artesanato e aulas-show.

Feira Sabores no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, reúne 76 agroindústrias

Feira Sabores no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, reúne 76 agroindústrias

Após 10 anos, a Feira Sabores foi retomada. Dessa vez, o evento acontece entre os dias 28 de novembro a 1 de dezembro, no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Produtores de todo o estado vieram para a capital paranaense demonstrar seus produtos. A Lívia Trevisan é um deles. A produtora de queijos finos e doces veio de Jaguapitã. Ela e o marido voltaram da França e sentiram falta dos queijos que provaram lá. Foi assim que começou a produção.

“Nós chegamos ao Brasil há 9 anos. E sentimos falta de comer queijos finos. A gente começou uma produção visando esse mercado” conta a produtora.

Produtores de todo o estado vieram para a capital paranaense demonstrar seus produtos.
Assim como a Livia, Oscar Haselbauer também produz queijos. Ele veio do Sudoeste do Paraná para a Feira Sabores.

“A gente tá aqui trazendo para a capital um pouco do sabor da nossa região. Cada produtor tem sua forma de fazer, o leite próprio” diz Oscar.

A ideia, diz a organização do evento, é valorizar a agroindústria familiar do Paraná.

“As agroindústrias têm uma importância imensa tanto para economia quanto para o desenvolvimento socioeconômico. Se a gente pensar que 80% das propriedades agropecuárias paranaenses são da agricultura familiar, o impacto econômico é gigante” afirma Juliana Bittencourt, extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR.

Ela conta ainda que para o produtor, a feira é uma forma de abrir mercado e ter contato com os clientes.

Marcelo Kley, produtor de pimentas, compartilha do mesmo pensamento. Em sua primeira vez na Feira Sabores, diz que veio para demonstrar suas geleias de pimentas e frutas para o público e consequentemente, fazer seu negócio prosperar.

Durante o evento, também foi lançado o livro “Palmito de Pupunha: curiosidades e receitas”. Algumas das receitas citadas na obra serão feitas por um chef, a partir das 14 horas no domingo, 01.

“Isso é uma forma da gente divulgar também o consumo do palpito em natura” conta Sebastião Belletini, um dos autores do livro e engenheiro agrônomo do IDR.

A Feira Sabores no Museu Oscar Niemeyer será realizada até às 20h de domingo (1).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp