Feira Sabores do Paraná reúne 76 agroindústrias no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

Produtores celebram retorno da Feira ‘Sabores do Paraná’, em Curitiba

Evento com entrada gratuita oferece stands, gastronomia, artesanato e aulas-show.

Feira Sabores no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, reúne 76 agroindústrias

Feira Sabores no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, reúne 76 agroindústrias

Após 10 anos, a Feira Sabores foi retomada. Dessa vez, o evento acontece entre os dias 28 de novembro a 1 de dezembro, no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Produtores de todo o estado vieram para a capital paranaense demonstrar seus produtos. A Lívia Trevisan é um deles. A produtora de queijos finos e doces veio de Jaguapitã. Ela e o marido voltaram da França e sentiram falta dos queijos que provaram lá. Foi assim que começou a produção.

“Nós chegamos ao Brasil há 9 anos. E sentimos falta de comer queijos finos. A gente começou uma produção visando esse mercado” conta a produtora.

Produtores de todo o estado vieram para a capital paranaense demonstrar seus produtos.
Assim como a Livia, Oscar Haselbauer também produz queijos. Ele veio do Sudoeste do Paraná para a Feira Sabores.

“A gente tá aqui trazendo para a capital um pouco do sabor da nossa região. Cada produtor tem sua forma de fazer, o leite próprio” diz Oscar.

A ideia, diz a organização do evento, é valorizar a agroindústria familiar do Paraná.

“As agroindústrias têm uma importância imensa tanto para economia quanto para o desenvolvimento socioeconômico. Se a gente pensar que 80% das propriedades agropecuárias paranaenses são da agricultura familiar, o impacto econômico é gigante” afirma Juliana Bittencourt, extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR.

Ela conta ainda que para o produtor, a feira é uma forma de abrir mercado e ter contato com os clientes.

Marcelo Kley, produtor de pimentas, compartilha do mesmo pensamento. Em sua primeira vez na Feira Sabores, diz que veio para demonstrar suas geleias de pimentas e frutas para o público e consequentemente, fazer seu negócio prosperar.

Durante o evento, também foi lançado o livro “Palmito de Pupunha: curiosidades e receitas”. Algumas das receitas citadas na obra serão feitas por um chef, a partir das 14 horas no domingo, 01.

“Isso é uma forma da gente divulgar também o consumo do palpito em natura” conta Sebastião Belletini, um dos autores do livro e engenheiro agrônomo do IDR.

A Feira Sabores no Museu Oscar Niemeyer será realizada até às 20h de domingo (1).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Oito feridos em acidente entre ônibus e caminhão no Paraná: resgate pela janela na BR-277

Oito pessoas ficam feridas em batida entre ônibus e caminhão e precisam ser retiradas pela janela no Paraná

Colisão aconteceu na madrugada desta quinta-feira (26), na BR-277.

Um acidente envolvendo um ônibus de viagem e uma carreta resultou em oito pessoas feridas na BR-277, em Campo Largo, cidade localizada na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os feridos estavam no ônibus e precisaram ser resgatados pelas janelas devido à porta do veículo ter sido danificada durante a colisão.

A batida ocorreu cerca de 2h30 da madrugada desta quinta-feira, no quilômetro 125 da rodovia. O ônibus partiu de Guarapuava, município situado na região central do Paraná, com destino a Florianópolis, em Santa Catarina, quando colidiu na traseira da carreta. Felizmente, nenhum dos ocupantes do caminhão ficou ferido.

O motorista e os sete passageiros do ônibus sofreram ferimentos moderados e foram encaminhados a hospitais da região. De acordo com a RPC, nenhum dos feridos corre risco de vida. A emissora entrou em contato com a empresa de ônibus, Expresso Nordeste, e aguarda retorno sobre o ocorrido.

Acidente deixou motorista e sete passageiros do ônibus feridos — Foto: Tony Mattoso/RPC

Durante a apuração das informações, a RPC destacou que o acidente não resultou em vítimas no caminhão envolvido na colisão. Com isso, apenas os ocupantes do ônibus precisaram de atendimento médico. A importância da rapidez no resgate das vítimas se destacou, já que a porta do ônibus estava danificada, o que demandou a evacuação pelas janelas.

Ao seguir as recomendações do Corpo de Bombeiros, os socorristas puderam prestar atendimento eficaz aos feridos, garantindo que fossem levados aos hospitais o quanto antes. Com a assistência necessária, os feridos puderam receber os cuidados médicos indispensáveis para a recuperação de seus ferimentos.

A ocorrência serve como alerta para a importância da prudência no trânsito, respeitando as normas de segurança e garantindo a integridade de todos os envolvidos. Este incidente demonstra como a atenção e o respeito às leis de tráfego são fundamentais para evitar acidentes e preservar vidas. Por isso, cada motorista e pedestre tem o dever de agir com responsabilidade e cautela, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos. Continue acompanhando as notícias do DE Paraná para mais informações sobre esta e outras ocorrências nas estradas da região.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp