Press "Enter" to skip to content

Feirão de Emprego de Trindade registra 2.680 encaminhamentos de trabalho

Última atualização 16/12/2022 | 17:48

Com 3.248 atendimentos em dois dias, encerrou nesta sexta-feira, 16, o primeiro Feirão de Empregos da Prefeitura de Trindade. Nesta primeira e histórica edição, a Prefeitura encaminhou 2.680 trabalhadores para mais de 1 mil vagas oferecidas, 145 para estágios, e inscreveu 423 interessados em cursos profissionalizantes gratuitos.

Denominado “Seu presente é um emprego!” o feirão iniciou na quinta-feira, 15, oferecendo 700 vagas, mas atingiu mais de 1 mil vagas de trabalho ofertadas por 313 empresas instaladas em Trindade, entre indústrias, comércios e serviços. Estas empresas mobilizadas pela Prefeitura cadastraram currículos para vagas existentes ou até contrataram de imediato durante o evento.

Diante do resultado de sucesso, o prefeito Marden Júnior classificou o primeiro Feirão de Emprego da Prefeitura como um marco, destacando que a iniciativa “vai se repetir futuramente porque só oferece ganhos”.

O feirão foi organizado pelas secretarias municipais de Indústria, Comércio e Serviços e de Trabalho e Geração de Empregos, em parceria com o governo do Estado, Secretaria Estadual da Retomada, Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec), administrado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e as empresas.

Coordenador das atividades junto com a secretária de Trabalho, Gerúsia de Paiva, o secretário da Indústria, Gustavo Queiróz, classificou a iniciativa como muito positiva. “Superou todas as nossas expectativas, demonstrando que o poder público pode ajudar a população em coisas que ela precisa, e quando ela precisa”.

Ele se referia ao mesmo objetivo que o prefeito Marden Júnior tem destacado: a prioridade é oferecer vagas de trabalho e cursos “em Trindade para moradores de Trindade”. A estratégia fortalece a economia local, incrementa a produtividade das empresas, dá mais qualidade de vida e economia aos trabalhadores, que passam mais tempo na cidade onde residem, e ainda impacta positivamente no trânsito, reduzindo os deslocamentos.

Para chegar a este resultado, o município tem preparado mão de obra em cursos profissionalizantes gratuitos e até a confeccionado e enviado currículos para as empresas instaladas em Trindade, preferencialmente.

Por isso mesmo não foi surpresa o grande interesse, tanto por parte de empresas que participaram do feirão, quanto a procura das vagas pelos trabalhadores. E a maioria dos depoimentos era de que, trabalhar mais perto da residência, passou de um sonho, para uma meta. Apenas no primeiro dia, 1.300 atendimentos foram realizados em poucas horas.

Wismon de Oliveira Gonçalves, 28 anos, que se mudou do Pará para Trindade há 3 meses, estando desempregado desde então, ficou muito contente ao saber que havia vagas no feirão em duas grandes indústrias na área que ele precisa. “Sou auxiliar de produção, mas hoje aceito qualquer serviço que me contratar”, afirmava nesta sexta, enquanto aguardava para ser atendido.

“É maravilhoso saber que são vagas para trabalhar na própria cidade”, dizia animada Maria dos Anjos Fernandes, de 47 anos, segurando na mão currículo e documentos. Moradora do Cristina 2, ela contou que busca uma colocação na área de serviços gerais, preferencialmente, mas que estava disposta a se candidatar a qualquer oportunidade próxima dessa atividade durante o Feirão, tudo para sair da insegurança de 8 meses de procura por um emprego que fosse dentro de Trindade.