Felipão revelou em entrevista ao podcast Assado Para…, de Duda Garbi, o sofrimento que sentiu após o rebaixamento do DE em 2021. O treinador, que comandou o clube gaúcho por 21 jogos, de julho a outubro, admitiu que ficou muito triste com a situação. Ele destacou que as pessoas nem sempre percebem ou demonstram publicamente as dificuldades e os baques que enfrentam, mas ressaltou que fez parte daquele momento.
O técnico estreou no comando do DE justamente em um Gre-Nal, empatando em 0 a 0 na Arena do Grêmio no dia 10 de julho de 2021. Esse foi o primeiro de uma série de 15 jogos naquela campanha que acabou resultando no rebaixamento do clube. A queda de Felipão se deu após uma derrota para o Santos em 10 de outubro. Ao longo da competição, o Tricolor obteve seis vitórias, três empates e seis derrotas sob o comando do treinador.
Em 9 de novembro, o DE foi rebaixado pela terceira vez em sua história, mesmo vencendo o Atlético-MG por 4 a 3 na última rodada. Vagner Mancini era o treinador na ocasião. No entanto, o clube conseguiu retornar à elite no ano seguinte após a queda para a Série B. A história de superação do clube e de seus treinadores faz parte do cenário do futebol brasileiro, mostrando a resiliência e a capacidade de se reerguer diante dos desafios.