Press "Enter" to skip to content

Fenômeno raro, cometa verde poderá ser visto de Goiás

Última atualização 02/02/2023 | 12:00

Um fenômeno astronômico raro, que só poderá ser presenciado novamente daqui a 50 mil anos. Porém, a boa notícia, é que o goiano poderá ver a olho nu o “cometa verde”. O astro começou a ser visto na última quarta-feira, 1º, podendo ser observado pelos próximos dias, principalmente no sábado, 4, de acordo com o Observatório Nacional.

O astrônomo e presidente do Instituto de Astronomia Gunstar, Clayton Gubio, afirmou que no próximo dia 11, o cometa estará próximo a Marte e a chance de ver o astro com mais tempo de visibilidade é maior. A recomendação, conforme o especialista, é de que os moradores procurem lugares escuros com baixa poluição luminosa, com poucas nuvens e sem a lua cheia.

“Você não vai ver o cometa andando de um lado para o outro. Ele parece estático, mas ao passar das horas, ele tem uma alteração visual do caminho da trajetória. Ao passar do dia, podemos ver que essa mudança se acentua”, explicou ao G1.

Próximo a Terra

O cometa estará em seu ponto mais próximo da Terra, a 42,5 milhões de quilômetros, depois de ter percorrido as constelações da Ursa Menor e Ursa Maior. O astro foi apelidado de “cometa verde”, devido ao brilho esverdeado. Por conta disso, ele terá a forma de uma mancha leitosa correndo pelo céu.