Feriadão: Fiscalização em Goiás será intensificada

Forças de Segurança do Estado contam com 540 profissionais que vão atuar na Operação Semana Santa. O foco da ação será nas cidades turísticas e na capital goiana. Serão 400 policiais e 150 viaturas. Profissionais especiais irão para os destinos como o Batalhão de Eventos, Batalhão de Choque, Batalhão Rural, Comando de Operações de Dívidas e Batalhão Ambiental.

A Operação Semana Santa iniciou a partir das 16h desta quarta-feira e segue até domingo (04/04). “Na condição de ponto facultativo [na quinta-feira, 01/04], teremos também as forças do Estado para dar apoio aos prefeitos, principalmente os dos municípios turísticos”, afirmou Caiado.

Tanto os bombeiros quanto os policiais militares estarão presentes nas barreiras sanitárias instaladas pelos municípios. O objetivo é combater o avanço da pandemia de Covid-19 nos próximos dias. Entre as forças de segurança “temos tido, nos últimos 20 dias, pelo menos uma baixa a cada 24 horas. É terrível, mas não recuaremos”, disse o titular da SSP.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp