Press "Enter" to skip to content

Feriadão: Pirenópolis mantém uso de máscara em lugares abertos e fechados

Última atualização 14/04/2022 | 14:43

Uma das principais cidades turísticas do estado, Pirenópolis se tornou uma “ilha” em meio aos demais municípios goianos. É a única que ainda mantém obrigatório o uso de máscara em ambientes abertos e fechados. A orientação vale para o feriadão da Semana Santa porque é a mesma de novembro do ano passado, quando foi publicado o documento mais recente sobre o assunto.

Estão proibidas aglomerações desrespeitando o distanciamento social, som automotivo e caixas de som portáteis em ambientes públicos e particulares  e ainda a circulação de pessoas nas ruas com coolers, caixas de isopor, copos e garrafas de vidro. O descumprimento pode acarretar em multa de R$ 500. Servidores municipais devem abordar as pessoas e orientar sobre o assunto.

A cidade tem estatísticas de Covid-19 bem abaixo das registradas em outras localidades goianas, de acordo com o site da prefeitura. O número de casos é de 1.771 confirmados, 105 ativos e 55 óbitos até a última terça-feira (12). A cobertura vacinal é de 85.34% para a primeira dose e de 78.22% para a segunda dose ou dose única. O grande fluxo de turistas que devem visitar Pirenópolis preocupa e acendeu o alerta das autoridades que oferecerão testes rápidos de Covid na entrada da cidade.

Na Cidade de Goiás e em Caldas Novas, o uso da máscara é facultativo em ambientes abertos ou fechados desde o início de março. A Secretaria Estadual de Saúde   (SES) recomenda a liberação do uso de máscaras de proteção facial em locais abertos sem aglomerações nos municípios que tenham a cobertura vacinal com esquema primário maior ou igual a 75% na população de 5 anos e mais.