Feriado da Consciência Negra: saiba o que abre e fecha em Petrolina nesta quinta-feira (20)
Serviços municipais, comércio e agências bancárias terão funcionamento alterado devido ao feriado.
Nesta quinta-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data vai alterar o funcionamento de órgãos públicos, comércio e agências bancárias em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Confira o que abre e fecha na cidade.
Para quem está se perguntando se sábado é considerado dia útil, a lei esclarece que o sábado não é considerado dia útil nos aspectos comerciais e bancários, a menos que haja alguma regulamentação específica que altere essa definição.
Na quinta-feira, a prefeitura de Petrolina não terá expediente, sendo o dia um feriado municipal. Já na sexta-feira (21), é considerado ponto facultativo, com retorno das atividades ao normal na segunda-feira (24). Serviços essenciais à comunidade, como SAMU, Centro de Parto Normal e segurança, não serão afetados pelo feriado.
O comércio não abrirá as portas, mas de acordo com o Sindilojas, lojistas têm a opção de abrir seus estabelecimentos, desde que respeitem as cláusulas 48 e 49 da Convenção Coletiva vigente. O shopping de Petrolina terá horário especial de funcionamento na quinta-feira, com lojas abertas das 12h às 20h e hipermercado das 08h às 22h, além de programação de alimentação e lazer das 10h às 22h.
As agências bancárias de Petrolina não estarão realizando atendimento presencial no feriado da Consciência Negra. A recomendação é realizar pagamentos e resolver questões financeiras através dos aplicativos disponibilizados pelos bancos. Boletos com vencimento no dia 20 serão prorrogados para o próximo dia útil, sexta-feira (21).
Os serviços estaduais oferecidos pelo governo de Pernambuco em Petrolina também estarão fechados na quinta-feira, devido ao ponto facultativo decretado para a sexta-feira, dia 21 de novembro, após o feriado da Consciência Negra. Para mais informações sobre o funcionamento de serviços públicos e privados durante o feriado, é possível acessar a plataforma ‘Petro Online’ disponível no site da prefeitura de Petrolina.




