Feriado de 15 de novembro: Confira o que abre e fecha em Goiânia e Aparecida

feriado 15 de setembro

Feriado de 15 de novembro: Confira o que abre e fecha em Goiânia e Aparecida

O feriado da Proclamação da República, comemorado na segunda-feira (15), vai alterar o funcionamento de alguns serviços em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Unidades do Vapt Vupt, Região da 44 e bancos estarão fechados, já shoppings e os supermercados funcionam normalmente.

Confira o que abre e fecha:

Bancos

As agências bancárias de Goiás fecham nesta segunda-feira. Segundo a Associação de Bancos (Asban), os canais de atendimento bancário, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking funcionam normalmente.

Vapt Vupt

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), informou que todas as unidades do Vapt Vupt de Goiás não funcionarão nesta segunda-feira.

Supermercados

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) informou que os supermercados deverão abrir na segunda, já que a atividade é considerada essencial. O horário de funcionamento é das 8h às 20h, a depender de cada loja.

Região da 44

A Associação Empresarial da Região da 44 informou que galerias e shoppings vão ficar fechados nesta segunda-feira.

Prefeitura de Goiânia

Saúde

Quem precisar de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia não ficará sem assistência médica. Os casos de urgências e emergências serão atendidos nas 13 unidades que funcionam 24 horas por dia, com priorização das situações mais graves.

Já a vacinação em Goiânia acontece por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento. As doses serão aplicadas nas modalidades pedestre e drive-thru, das 8h às 18h, A vacinação acontece também no Cais Campinas e Centro Municipal de Vacinação (CMV).

As testagens e as informações sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 podem ser acompanhadas pelo site da prefeitura.

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24h por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal funcionará normalmente e, em caso suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153.

Lazer

O Parque Mutirama e o Zoológico vão ficar fechados segunda-feira.

Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou que não haverá expediente nas repartições públicas da administração municipal, nas escolas municipais e Centro de Educação Infantil (CMEI´s).

Por conta do feriado, não haverá vacinação contra a Covid-19 na cidade. Mas as unidades de Saúde de atendimento de Urgência e Emergência funcionam cm atuação 24h.

Shoppings

Flamboyant Shopping

Lojas abertas das 10h às 22h. Já a área de alimentação e lazer, fica das 12h às 22h.

Shopping Cerrado

Lojas abertas das 11h às 22h (facultativo) e das 14h às 22h (obrigatório). Já a área de alimentação e lazer, fica das 11h às 22h.

Passeio das Águas Shopping

Lojas, quiosques e praça de alimentação ficam abertas das 10h às 22h.

Buriti Shopping

Lojas, quiosques e praça de alimentação ficam abertas das 10h às 22h.

Shopping Bougainville

Lojas abertas das 14h às 20h. Já a área de alimentação e lazer, fica das 12h às 20h.

Goiânia Shopping

Lojas abertas das 12h às 20h (facultativo) e das 14h às 20h (obrigatório). Já a área de alimentação e lazer, fica das 10h às 22h (facultativo) 12h às 22h (obrigatório).

Araguaia Shopping

Lojas abertas das 8h30 às 20h30. Já a área de alimentação e lazer, fica das 10h às 22h.

Shopping Portal Sul

Lojas abertas das 14h às 20h. Já a área de alimentaçfão e lazer funciona das 11h às 22h.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

SIkera-Jr-2

Sikêra Jr é condenado a 2 anos de prisão por discurso de ódio contra LGBTs

A Justiça do Amazonas condenou o apresentador José Siqueira Barros Júnior, conhecido como Sikêra Jr, da TV A Crítica, a uma pena de 2 anos de prisão por incitação ao ódio contra a comunidade LGBTIQAP+. A decisão, proferida pela juíza Patrícia Macedo de Campos da 8ª Vara Criminal de Manaus, atendeu à denúncia do Ministério Público.

A condenação se baseou em discursos ofensivos e preconceituosos proferidos por Sikêra Jr durante seu programa “Alerta Nacional”, transmitido em rede nacional. Em suas declarações, ele usou termos odiosos e preconceituosos, como “Já pensou ter um filho viado e não poder matar” e “Vocês não tem filhos. Vocês não vão ter filhos. Vocês não reproduzem. Vocês não procriam e querem acabar com a minha família”. Além disso, ele disse: “Se dê o respeito, se dê o respeito. Se você quer dar esse rabo, dê. Mas não leve as crianças não. Cabra safado Bando de raça do cão.

A Promotora de Justiça Lucíola Valois Honório Coelho Veiga Lima, na peça acusatória, destacou que essas declarações incitaram a discriminação de raça e violaram os direitos garantidos à comunidade LGBTIQAP+. As declarações foram feitas nos dias 18 e 25 de junho de 2021.

Defesa

Sikêra Jr alegou que suas palavras foram mal interpretadas e que não teve a intenção de ofender. Ele argumentou que os comentários estavam voltados à crítica de uma campanha publicitária da Burger King que envolvia a participação de crianças em um contexto de normalização de casais homoafetivos. No entanto, a decisão judicial afirmou que, mesmo que o réu não concorde com a orientação sexual de terceiros, isso não lhe confere o direito de ofender ou propagar discursos de ódio.

A pena de prisão foi substituída por medidas restritivas de direitos, e Sikêra Jr também foi condenado a 200 dias de multa, trabalho voluntário e recolhimento domiciliar noturno. A decisão é passível de recurso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos