Feriado de 7 de setembro: veja o que funciona no Governo de Goiás

Na próxima quinta e sexta-feira, 07 e 08, algumas unidades do Executivo estadual terão o horário de funcionamento alterado em razão do feriado da Independência do Brasil e posterior ponto facultativo. Confira como ficam os atendimentos:

Vapt Vupt

Na quinta-feira, 07, todas as unidades Vapt Vupt na capital e interior terão os atendimentos suspensos. As agências vão permanecer fechadas na sexta-feira, ponto facultativo nas repartições públicas. No sábado (para as unidades que têm expediente) as agências também estarão fechadas. Os atendimentos serão retomados integralmente na segunda-feira, 11, em horário normal.

Agência Goiana de Regulação (AGR)

A Agência Goiana de Regulação (AGR) manterá o atendimento aos consumidores de energia e de saneamento básico, bem como do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, durante todo o feriado. A Ouvidoria Setorial receberá as manifestações dos usuários pelos seus canais digitais: WhatsApp 62 98480 7353, e-mail ([email protected]) e por formulário no site da agência (agr.go.gov.br/ouvidoria).

Ceasa

As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) estarão abertas ao público normalmente na quinta-feira,07, das 3h às 14h, na sexta-feira, 08 e no sábado, 09. Já os serviços administrativos não funcionarão a partir do feriado, retornando ao normal na segunda.

Detran

Não haverá expediente nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) em todo o estado durante o feriado prolongado. No entanto, diversos serviços podem ser realizados pelo site do Detran-GO e pelo aplicativo Detran GO ON, disponível nas versões para Android e iOS. Por meio do aplicativo é possível, por exemplo, atualizar o endereço, solicitar a CNH definitiva e consultar pontuação na CNH.

Procon

Também não haverá expediente na sede do Procon nesta quinta e sexta-feira. Assim como o presencial, o atendimento por meio do número 151 não estará indisponível. Os consumidores poderão registrar suas reclamações pela internet, por meio do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br). As atividades serão retomadas na segunda-feira.

Saneago

Durante o feriado, equipes da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) vão manter os trabalhos operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido, com suporte 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site www.saneago.com.br.

O feriado prolongado não impacta as atividades consideradas essenciais, como unidades de saúde, de policiamento civil e militar e do Corpo de Bombeiros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco revela tentativas de atentado durante visita ao Iraque em 2021

Em sua autobiografia, o Papa Francisco revelou que duas tentativas de atentado contra ele foram frustradas durante sua visita histórica ao Iraque, em 2021. O pontífice relatou que foi informado pelos serviços de segurança britânicos sobre uma jovem que estaria a caminho de Mossul, uma das maiores cidades iraquianas, carregando explosivos com a intenção de se explodir durante sua presença. Além disso, ele mencionou uma van que teria partido em alta velocidade com o mesmo objetivo.

No trecho publicado pelo jornal italiano Corriere Della Sera, Francisco descreve a resposta recebida no dia seguinte pela Gendarmaria do Vaticano. Segundo ele, o comandante informou que os responsáveis haviam sido interceptados e “não estavam mais lá”, uma referência à atuação das autoridades iraquianas, que teriam evitado os ataques. “Isso também foi muito marcante para mim. Isso também foi o fruto envenenado da guerra”, escreveu o pontífice em suas memórias.

O relato faz parte do livro Esperança, que será lançado no início de 2024, próximo ao aniversário de 88 anos de Francisco, celebrado nesta terça-feira, 17.

A visita ao Iraque marcou a primeira vez que um líder da Igreja Católica esteve no país, em uma viagem considerada de alto risco devido à situação de segurança e à pandemia de Covid-19. Mesmo assim, Francisco decidiu seguir com a missão, destacando a importância histórica e religiosa do Iraque, lar de uma das comunidades cristãs mais antigas do mundo.

Durante a viagem, o Papa demonstrou solidariedade aos cristãos perseguidos no país e se encontrou com o Grande Aiatolá Ali al-Sistani, uma das figuras mais influentes do islamismo xiita, em um encontro considerado histórico para o diálogo inter-religioso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp