Feriado de Zumbi na favela, só se for com criatividade
Um feriado de Zumbi inesquecível está acontecendo em algumas das favelas cariocas, graças à nova ação da Fiocruz, o ‘Impulso de Gerações’. Este projeto, que visa promover feiras criativas, começou com os moradores da Maré e Cidade de Deus, reunindo jovens e longevos para discutir e explorar a economia criativa em seus territórios. As feiras criativas estão agitando essas comunidades, com a Maré sendo a primeira a receber o evento no sábado (22), seguida pela Cidade de Deus no domingo (23), e depois pela Rocinha, Rio das Pedras e Manguinhos nos próximos fins de semana.
Uma das características marcantes das feiras é a celebração da diversidade das famílias, reconhecendo suas histórias, arranjos e formas de existir. A gastronomia local, produtos autorais, oficinas, música e diversas manifestações culturais revelam a riqueza e inovação presentes nas favelas. É um verdadeiro banquete de talentos e criatividade que evidenciam a favela como um importante polo de conhecimento e produção cultural.
A Feira Maré Criativa e a Feira Cidade de Deus Criativa são um reflexo do encontro e da troca entre as gerações, destacando a importância de reconhecer e fortalecer o potencial criativo dessas comunidades. Na Maré, a feira promove o reencontro e a convivência, que foram dificultados por muitos anos devido a fronteiras internas. Enquanto na Cidade de Deus, a ênfase está na memória, homenagens e talentos locais, destacando a intensa trajetória cultural da região.
O Impulso de Gerações, através da parceria entre jovens e longevos, busca impulsionar projetos inovadores e criativos que possam transformar o cotidiano das comunidades, gerando novas oportunidades e narrativas. Com bolsas para 250 participantes moradores das favelas, o programa estimula a economia criativa e fortalece a cultura local. A iniciativa da Fiocruz é uma aposta na potência das periferias e seu papel na construção de novas economias sustentáveis e inclusivas.
As feiras criativas, planejadas e executadas pelos próprios participantes do projeto, são um espaço de celebração, conexão e valorização das comunidades. A diversidade, criatividade e talento presentes em cada evento refletem o esforço coletivo e a energia transformadora das favelas. É uma oportunidade única para mostrar ao mundo o potencial e a vibrante cultura das periferias cariocas.
Além das feiras já realizadas, a programação inclui eventos nas favelas da Rocinha, Rio das Pedras e Manguinhos, que prometem reunir ainda mais pessoas em torno da cultura, arte e criatividade locais. O Impulso de Gerações é mais do que um projeto, é um movimento de valorização e integração das periferias, impulsionando novas formas de pensar e agir em prol de um futuro mais inclusivo e diverso para todos. Vamos celebrar a força e a vitalidade das favelas cariocas neste feriado de Zumbi, com muita criatividade e inspiração.




