Férias de julho: é melhor viajar por Goiânia ou Brasília?

Analisamos algumas datas deste mês de descanso e lazer, confira sugestões de trajetos mais acessíveis

Viajar é um dos melhores programas para se fazer nas férias. Com destinos interestaduais, trajetos aéreos ganham força. Entre os goianos, há uma dúvida de qual opção compensa mais, voar a partir de Goiânia ou ir até Brasília, onde as opções costumam ser maiores. Pensando nisso, o Diário do Estado fez levantamento a respeito dos preços mais interessantes no mês de julho.

Os destinos dos goianos

Quando se pensa em viagem, as principais prioridades costumam ser o preço e o destino. Quanto aos valores, o DE tomou como base os dados do site Voopter, que reúne os custos das principais companhias aéreas.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Em relação aos lugares, São Paulo e Rio de Janeiro entraram na lista, por serem os dois grandes centros urbanos do Brasil. Além disso, outras duas cidades nordestinas também foram levadas em conta. “Nordeste sempre me pedem, principalmente Porto Seguro, pelo valor e receptividade dos baianos. Natal-RN também”, diz Wanessa Granado, da agência de viagens goianiense Granatto Tour.

LEIA TAMBÉM

• Pedestre morre em acidente na BR-153, em Goiânia• Presidente da CEF é investigado por denúncias de abuso sexual• Confira o que ainda irá acontecer na Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade

Segundo ela, os litorais vêm sendo tendência no público goiano, até por conta do baixo custo e a facilidade de ir com o carro próprio. Alguns desses locais, no entanto, estão em queda.

“É o caso do Ceará, que não está ajudando tanto para os goianos porque os preços aéreos estão altíssimos”, afirma.

Economia na hora de viajar

Alguns goianos podem ter dúvidas na hora de viajar por conta da localização. Os habitantes de Anápolis, por exemplo, residem a 59,5 km de Goiânia e 58,1 km de Brasília. Para esse público, compensa mais voar através do Aeroporto Santa Genoveva ou do Aeroporto Internacional de Brasília?

Antes de mais nada, é necessário ressaltar que a pesquisa foi feita na manhã desta quarta-feira, 22. Como os preços de passagens aéreas são flutuantes, é possível que, no momento da publicação, alguns valores tenham se alterado. Além disso, alguns desses voos podem possuir escalas, o que pode deixar a viagem um pouco mais longa.

Para isso, o DE reuniu a pesquisa em três grupos. O primeiro inclui um pacote de ida e volta entre 1º e 5 de julho, envolvendo os quatro destinos em análise. O segundo expõe os preços de uma passagem única de ida no dia 10 de julho, como base de comparação. Por fim, passagens de volta em 20 de julho, a fim de cobrir diferentes partes do mês.

No pacote de início de mês, na maioria dos destinos em análise, compensa mais viajar por Goiânia. Para o Rio de Janeiro, há uma diferença de cerca de 56% em comparação a Brasília. Rumando até Natal, viajar por Goiânia fica 191,8% mais barato. Em compensação, ir até Porto Seguro está 13% mais caro na capital goiana.

Avaliando os preços em 10 de julho, o único destino que compensa mais viajar por Brasília em vez de Goiânia é São Paulo, com uma diferença de 37% entre os custos. No dia 20 de julho, em nenhum dos destinos analisados a viagem por Brasília fica mais barata.

Confira o levantamento dos destinos em julho:

1º a 5 de julho
Goiânia – RJ: 1.037,90 (Azul)
Brasília – RJ: 1.618,79 (Azul)
Goiânia – SP: 1.626,99 (Latam)
Brasília – SP: 1.746,28 (Azul)
Brasília – Porto Seguro: 1.051,84 (Latam)
Goiânia – Porto Seguro: 1.190,55 (Azul)
Goiânia – Natal: 1.086,77 (Azul)
Brasília – Natal: 3.170,99 (Azul/Latam)
10 de julho
Goiânia – RJ: 370,26 (Gol)
Brasília – RJ: 729,32 (Azul)
Brasília – SP: 586,65 (Gol)
Goiânia – SP: 943,23 (Gol)
Goiânia – Porto Seguro: 421,24 (Azul)
Brasília – Porto Seguro: 527,23 (Latam)
Goiânia – Natal: 386,00 (Azul)
Brasília – Natal: 904,14 (Azul)
20 de julho
RJ – Goiânia: 254,45 (Latam)
RJ – Brasília: 320,23 (Azul)
SP – Goiânia: 348,51 (Latam)
SP – Brasília: 369,42 (Latam)
Porto Seguro – Goiânia: 436,00 (Azul)
Porto Seguro – Brasília: 515,15 (Azul)
Natal – Goiânia: 357,51 (Azul)
Natal – Brasília: 460,86 (Azul)
Tags: