Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Ferida, onça-parda é resgatada por bombeiros na GO-080, em Goianésia

Última atualização 21/09/2022 | 17:44

Uma onça-parda foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros na GO-080, em Goianésia, próximo ao povoado de Artulândia, para receber cuidados veterinários. Ela foi encontrada por motoristas às margens da rodovia nesta quarta-feira, 21. Assustados, eles acionaram a corporação ao perceberem que o animal estava ferido.

Inicialmente, um dos condutores cogitou a hipótese de o felino ter sido machucado em um acidente com algum veículo. O grupo chega a considerar uma aproximação, porém o comportamento acuado com possibilidade de reação da onça-parda os obriga a desistir da ideia.

A equipe dos bombeiros foi ao local e verificou que o animal realmente estava ferido. Com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e da Polícia Rodoviária Estadual foi realizado o resgate e o felino foi encaminhado pelo órgão ambiental ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para tratamento. 

A onça-parda é um animal solitário e apresenta hábito de vida noturno, mas pode caçar durante o dia. O habitat desta espécie é formado, principalmente, por cerrado, caatinga e pantanal, onde costuma se alimentar de carneiro selvagem, o veado e o caititu. Devido aos problemas ambientais, como desmatamento, o animal está perdendo espaço para viver e caçar, o que o torna vulnerável. Atualmente está ameaçada de extinção.

Vídeo: