Fernando Collor é detido em Alagoas após ordem do ministro Moraes

image-tjw0r03q8j

Fernando Collor foi preso às 4h em Alagoas após STF rejeitar recursos. Condenado a 8 anos e 10 meses por corrupção na Lava Jato.

Título:

Fernando Collor preso em Alagoas após decisão de Moraes

Subtítulo:

Ex-presidente detido em Maceió por corrupção na BR Distribuidora

Texto Reescrito:

O ex-presidente Fernando Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira (25) em Maceió (AL) ao se preparar para viajar a Brasília, onde pretendia se entregar à Polícia Federal. A ordem de prisão, emitida pelo ministro Alexandre de Moraes (STF), ocorreu após a rejeição de recursos contra sua condenação a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção na BR Distribuidora, atual Vibra.

Confirmação da Detenção

A defesa confirmou que Collor foi detido às 4h, a caminho do aeroporto para cumprir “espontaneamente” o mandado. Ele permanece custodiado na Superintendência da PF local até a transferência para Brasília. O caso será submetido ao STF nesta sexta, das 11h às 23h59, para referendar ou revogar a decisão de Moraes.

Pena e Consequências

Na quinta (24), o ministro considerou os recursos da defesa “meramente protelatórios” e manteve a condenação da Operação Lava Jato, que apontou recebimento de R$ 20 milhões em propinas entre 2010 e 2014. Collor terá que pagar 90 dias-multa, indenizar a União em R$ 20 milhões com outros réus e ficará inelegível pelo dobro do tempo da sentença.

Reação da Defesa

Os advogados afirmaram receber a decisão com “surpresa”, mas reiteraram que o ex-presidente cooperaria, afirmando que “irá se apresentar […] sem prejuízo das medidas judiciais”. A prisão faz dele o terceiro ex-presidente detido desde a redemocratização, juntando-se a Lula (2018) e Michel Temer (2019).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp