Fernando de Noronha terá voos de quatro companhias aéreas; confira operações
Representantes da Azul, Gol e Latam estão interessadas em operar com aviões de
grande porte e Voepass vai permanecer com aeronave ATR. Empresas aguardam
liberação da pista do aeroporto.
O aeroporto de Fernando de Noronha receberá voos de quatro empresas aéreas: Azul, Gol, Latam e Voepass. A ampliação da oferta acontecerá após a liberação do pouso de aviões de grande porte, prevista para abril pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo informou o governo de Pernambuco.
Atualmente a ilha recebe voos de duas empresas: Azul e Voepass. Os representantes do governo do estado informaram, por meio de nota, que mantiveram reuniões com as companhias interessadas em operar com jatos e que “o governo enviará para as empresas aéreas as autorizações de voo na sexta-feira (21)”.
A operação de aviões de grande porte na ilha foi proibida pela Anac em outubro de 2022, por conta dos buracos e fissuras na pista do aeródromo.
Com a proibição, a Gol deixou de operar em Noronha, a Azul passou a realizar viagens com aeronaves tipo ATR, mesmo tipo de avião que a Voepass passou a operar em Fernando de Noronha.
A obra de recuperação do aeródromo está orçada em R$ 60 milhões. O recapeamento da pista teve início de 24 de setembro de 2024. Segundo a Anac, a manutenção do eixo central foi concluída.
Obras são realizadas para recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha
A Latam anunciou o interesse em realizar viagens para a ilha com avião de grande porte. A programação de viagens para Fernando de Noronha foi discutida pelos integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, a Administração da Ilha, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e companhias aéreas.
“O governo do estado reuniu-se, na quarta-feira (19) com as três companhias aéreas (Azul, Gol e Latam), de forma independente. Durante o encontro, foram discutidas as necessidades para o cumprimento da delimitação do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, informou a nota do governo do estado.
O acordo de gestão compartilhada da ilha, assinado entre o governo do estado e o governo federal limita o número de visitantes em 132 mil ao ano, com limite máximo de 11 mil pessoas por mês.
“Foi enfatizada a obrigação das empresas aéreas de respeitar as disposições do acordo, incluindo o controle das passagens destinadas aos ilhéus e prestadores de serviço, e outras obrigações e exigências legais”, indicou a nota do governo de Pernambuco.
Segundo informações apuradas pelo DE, o compromisso foi firmado com as empresas. A Voepass vai permanecer com operação com avião ATR.