Fernando Diniz está de volta ao Vasco. O técnico de 51 anos acertou sua segunda passagem pelo clube carioca e firmou contrato até o fim de 2026. A apresentação oficial está prevista para a próxima segunda-feira, 12. A chegada de Diniz ocorre semanas após a demissão de Fábio Carille, dispensado em abril em meio à instabilidade da equipe na temporada.
Na primeira passagem por São Januário, em 2021, Diniz comandou o Vasco em 12 partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro, somando quatro vitórias, três empates e cinco derrotas — desempenho de 41,6% de aproveitamento que não foi suficiente para recolocar o clube na elite do futebol nacional.
Desde então, o treinador acumulou passagens por grandes clubes, como Fluminense, São Paulo e Santos, além de uma rápida passagem pelo Cruzeiro neste ano, onde dirigiu o time em 20 jogos, com apenas quatro vitórias e 35% de aproveitamento. Apesar do desempenho irregular recente, Diniz conquistou títulos importantes com o Fluminense: Campeonato Carioca e Copa Libertadores em 2023, além da Recopa Sul-Americana em 2024. Ele também comandou a Seleção Brasileira interinamente em 2023, com resultados aquém das expectativas — duas vitórias, um empate e três derrotas em seis jogos.
Agora, no Vasco, Diniz reencontra um clube que convive com pressão por resultados e busca interromper um ciclo de instabilidade técnica. Com 55 trocas de comando desde 2001, o Cruzmaltino é o time que mais trocou de treinador entre os principais clubes do Brasil no século 21.