Ferrugem segue os padrões musicais e emocionais do pagode romântico no fluxo linear do álbum ‘Sentimento’. O cantor lançou o disco com 12 músicas, mas uma faixa, ‘Amar ou odiar’, está bloqueada para lançamento posterior. Na teoria, o álbum mistura o pagode com o soul, em um registro audiovisual filmado no Theatro Municipal de Niterói (RJ), com uma estética retrô evocativa dos programas de TV dos anos 1970.
No entanto, na prática, o álbum reproduz os padrões emocionais e musicais característicos do pagode romântico. Após a primeira faixa promissora, o álbum “Sentimento” segue trilhas já conhecidas por grupos e cantores do gênero, como Belo. Uma sequência de quatro pagodes românticos assinados pelo compositor Enry Castro reforça clichês do estilo, explorando dores de amores em letras de músicas tradicionais.
Ferrugem não se rende ao pagode mais pop e miscigenado dos anos 2020 e mantém uma sonoridade vintage que remonta ao estilo surgido na década de 1990. Com produção musical de Lincoln de Lima, o álbum “Sentimento” explora o vaivém emocional das paixões e traições, abordando temas como corações partidos pela mágoa e pela saudade. O refrão de “Casal do mal”, composição de BG e Gabrielzinho, se destaca como um possível hit.
Com 12 músicas inéditas, o álbum “Sentimento” segue de forma linear, contando com faixa bloqueada para lançamento posterior. Ferrugem destaca-se pela interpretação vocal marcante, porém as redundâncias presentes em algumas faixas prejudicam a diversidade do repertório. Faltou mais variedade na seleção das músicas, assim como um maior destaque para o soul no som retrô.
Apesar disso, para quem aprecia os padrões tradicionais do pagode romântico, o álbum “Sentimento” certamente agradará, sem causar desconfortos. O público-alvo é atingido com composições como “Dependente emocional”, de Bruno Bys, Carlos Caramelo, Guga Nandes e Junior Garça. Desde a divulgação da primeira música do disco, Ferrugem já antecipava a trilha emocional que seguiria no álbum, mesmo que o visual e o discurso adotados na promoção não reflitam exatamente o conteúdo musical presente no álbum.




