Ferryboat Cidade de Araioses volta a apresentar falhas e interrompe viagens – Novas ocorrências na quinta-feira (15) causam cancelamentos e transtornos

ferryboat-cidade-de-araioses-volta-a-apresentar-falhas-e-interrompe-viagens-novas-ocorrencias-na-quinta-feira-15-causam-cancelamentos-e-transtornos

Ferryboat Cidade de Araioses volta apresentar falhas nesta quinta-feira (15) e interrompe viagens

A primeira falha aconteceu no dia 3 de outubro, quando o ferry bateu em pedras na Ilha do Cajual durante a travessia entre a Ponta da Espera, em São Luís, e o Cujupe, em Alcântara.

Um novo episódio de falhas foi registrado nesta quinta-feira (15) no ferryboat Cidade de Araioses, resultando na interrupção das viagens programadas. Esta é a terceira vez em apenas cinco dias que a embarcação necessita de manutenção. No dia 3 de outubro, a primeira falha ocorreu quando o ferry colidiu com pedras na Ilha do Cajual, causando transtornos durante a travessia entre a Ponta da Espera, em São Luís, e o Cujupe, em Alcântara.

No terminal de Ponta da Espera, a fila de espera chegou a diminuir um pouco à noite, porém durante a tarde aumentou consideravelmente. Muitos passageiros acabaram desistindo e retornando para casa, criando um cenário tumultuado para aqueles que necessitam viajar, como caminhoneiros com carga para a Baixada Maranhense e passageiros em veículos de passeio. Além disso, nove ambulâncias aguardam para embarcar.

Enquanto o Cidade de Araioses passa por manutenção, o ferry São Gabriel assumiu as travessias. No entanto, a demanda excessiva tem sido um desafio, resultando no cancelamento de algumas viagens programadas para esta quinta-feira (15) e deixando diversos passageiros aguardando por uma oportunidade de embarcar.

De acordo com relatos dos passageiros, uma nova viagem estava prevista para iniciar por volta das 18h30, porém a confirmação não foi dada pela administração local. Muitos caminhoneiros que esperavam para embarcar expressaram frustração pela falta de garantias para a viagem, gerando incertezas e desconforto.

Beatriz Fontenele, médica do SAMU, também aguardava com uma ambulância para embarcar. Ela comentou a situação dizendo: “Somos a única ambulância que atende 40 municípios da Baixada Maranhense. Não sabemos quando vamos conseguir embarcar, estamos parados aqui e só vamos embora quando for possível.” A falha no ferryboat Cidade de Araioses afetou diretamente a transferência de ambulâncias para os 40 municípios da região, prejudicando o atendimento de emergência.

Em comunicado, a Secretaria de Governo (Segov) informou que a embarcação necessitou de manutenção corretiva no dia 10, após identificar uma falha que resultou na suspensão das viagens programadas para as 10h e 15h. A operação foi retomada às 15h30 do mesmo dia, porém, uma nova falha foi detectada na tarde do dia 14, desta vez na reversora, componente essencial para o funcionamento do ferry. Uma manutenção detalhada foi iniciada para garantir a segurança dos passageiros, e a operação será retomada após a resolução do problema.

A Secretaria de Governo (Segov) reiterou seu compromisso com a segurança dos passageiros e o cumprimento rigoroso das regras de navegação, assegurando que todos os esforços estão sendo feitos para solucionar as falhas no ferryboat Cidade de Araioses. É essencial garantir a segurança e o bem-estar dos viajantes que dependem desse meio de transporte para suas deslocações, evitando transtornos futuros.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp