Festa Agropecuária de Goiânia será em agosto, para manter shows e público maior

Novo decreto e evento teste com Gusttavo Lima foram divulgados pelo governador Ronaldo Caiado em suas redes sociais.

A Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), que organiza a Exposição Agropecuária do Estado de Goiás (a Pecuária), em Goiânia, informou nesta terça-feira (22) que a 75ª edição da feira não será mais em maio, como anunciado anteriormente. A festa está confirmada para o período de 5 a 14 de agosto.

Segundo a SGPA, que havia anunciado a data de 20 a 30 de maio, a mudança veio por conta da restrição de público que o atual cenário da pandemia ainda exige.

“A inviabilidade decorreu diante de um cenário pandêmico que restringe o número de visitantes ao máximo de 15 mil pessoas em eventos como o nosso, que usualmente reúne em torno de 1 milhão de pessoas por evento, o que torna complicada a estruturação e logística da reconhecida Exposição Agropecuária do Estado de Goiás”, afirma a nota.

Com o adiamento, a SGPA afirma que a exposição terá os shows tradicionais e manterá o “brilho das festas acontecidas nas últimas décadas”. Antes, a entidade havia anunciado que a festa seria feita em menores proporções, por conta da pandemia.

Tecnoshow

A Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, também está confirmada em 2022. Será entre 4 e 8 de abril. A 19ª exposição está na segunda semana de montagem da estrutura e abrirá espaço para 600 expositores agropecuários.

“A expectativa é grande e acreditamos que teremos um público significativo, depois de dois anos sem a realização. Na região, todos estão com vontade de participar e conferir as novidades que os expositores trarão em tecnologia e novos produtos”, explica Edimilson de Carvalho Alves, coordenador de infraestrutura da Tecnoshow.

Na programação, além das exposições, a feira oferecerá mais de 100 palestras gratuitas. Segundo a organização, cerca de mil animais serão expostos, entre bovinos, ovinos, equinos e peixes, por exemplo. A maior parte estará à venda.

Leia, na íntegra, a nota da SGPA

“A Sociedade Goiânia de Pecuária e Agricultura (SGPA) vem informar que a 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás tem uma nova data para realização.

Será de 05 a 14 de agosto de 2022.

A direção da entidade chegou a anunciar a data de 20 a 30 de maio, mas diante do clamor do povo, associados e várias conversações mantidas nos últimos dias ficou decidida, em reunião de diretoria, a transferência da data do evento.

A inviabilidade decorreu diante de um cenário pandêmico que restringe o número de visitantes ao máximo de 15 mil pessoas em eventos como o nosso, que usualmente reúne em torno de 1 milhão de pessoas por evento, o que torna complicada a estruturação e logística da reconhecida Exposição Agropecuária do Estado de Goiás.

Temos compromissos econômicos, mas principalmente com o fiel público da conhecida Pecuária de maio que são pecuaristas, expositores e toda família goiana. E por isso, resolvemos ganhar mais tempo para realização deste grande evento, que faz parte do calendário nacional do agronegócio.

A 75ª edição de 2022 trará o brilho das festas acontecidas nas últimas décadas, ou seja, com o poder do agronegócio e seus shows tradicionais.

Abriremos os portões do Parque Agropecuário de Nova Vila com segurança sanitária e a certeza de um evento que volta com o tradicional brilho dos seus 75 anos de existência.

Eurico Velasco
Presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA)”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial Militar é indiciado por homicídio doloso após atirar em estudante de medicina

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que as câmeras corporais registraram a ocorrência. O autor do disparo e o segundo policial militar que participou da abordagem prestaram depoimento e permanecerão afastados das atividades operacionais até a conclusão das apurações. A investigação abrange toda a conduta dos agentes envolvidos, e as imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, lamentou a morte de Marco Aurélio por meio de rede social. “Essa não é a conduta que a polícia do Estado de São Paulo deve ter com nenhum cidadão, sob nenhuma circunstância. A Polícia Militar é uma instituição de quase 200 anos, e a polícia mais preparada do país, e está nas ruas para proteger. Abusos nunca vão ser tolerados e serão severamente punidos,” disse o governador.
 
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado. Segundo ele, discursos de autoridades que validam uma polícia mais letal, o enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa e a descaracterização da política de câmeras corporais são alguns dos elementos que impactam negativamente a segurança no estado. O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% este ano, de janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, subindo de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) até 17 de novembro.
 
O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias civil e militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos