Press "Enter" to skip to content

Festa de Trindade reúne quase 3 milhões de fiéis e movimenta mais de R$ 45 milhões

Última atualização 04/07/2022 | 15:39

Ao longo de dez dias, a Festa do Divino Pai Eterno reuniu quase 3 milhões de fiéis em Trindade, região Metropolitana de Goiânia. O evento retornou ao formato presencial após dois anos de pandemia de Covid-19. A festa foi encerrada neste domingo, 3, com diversas missas. O balanço completo do evento foi apresentado nesta segunda-feira, 4. Além da devoção a festa movimentou mais de R$ 45 milhões.

Fé e devoção

A princípio era esperado que 5 milhões de pessoas visitassem a cidade entre os dias 24 de junho e 3 de julho. Mas o número foi menor. Na quinta-feira, 30, 315 carros de boi desfilaram no carreiródromo da cidade, mas cerca de 600 estiveram no município. A quantidade ficou abaixo do total de 2019, último ano antes da pandemia.

carros de boi
Romaria dos carros de Bois: Mais de 600 carreiros chegam a Trindade (Foto: Divulgação Prefeitura de Trindade)

Mesmo assim, de acordo com o Padre João Paulo dos Santos, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, a expectativa foi superada.

“Nossas expectativas foram superadas. Durante o período de organização tínhamos uma certa insegurança. Não sabíamos como os romeiros iam se comportar e responder ao nosso apelo tendo em vista que ainda estamos vivendo em pandemia, o vírus ainda circula e muitas pessoas ainda estão tomando devidos cuidados”, explicou o Padre.

Padre João Paulo dos Santos, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno (Foto: Secom Trindade)

Ainda de acordo com ele, na bagagem os fiéis levaram consigo o “desejo de celebrar, manifestar fé e devoção”.

Segurança

Além disso, a Segurança Pública registrou 104 ocorrências durante os dez dias da Festa do Divino Pai Eterno. A maioria diz respeito a casos de furto e alguns roubos.

“Entre os destaques, uma família do entorno do Distrito Federal com sete pessoas que usavam gilete para cortar a bolsa e furtar objetos. A mãe tinha 16 passagens por furto. Uma das filhas tinha 36 e outra 12. Com eles foram apreendidos 19 celulares”, explica o Tenente Coronel Daniel Gomes, comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar de Trindade.

Atendimento

Apesar da grande movimentação, apenas 109 pessoas precisaram de atendimento do Corpo de Bombeiros. Sendo nenhum deles grave. A maioria dos casos foram referentes a pressão alta, desidratação e hipoglicemia.