Festival Chica Doida leva sertaneja Ana Castela a Quirinópolis

O festival que celebra um prato reconhecido como patrimônio dos goianos começa em Quirinópolis nesta sexta-feira, 05. O evento em homenagem à Chica Doida segue com grandes atrações musicais e atividades relacionadas à cultura e gastronomia locais gratuitos até o próximo domingo, 07. A iguaria criada há 70 anos leva milho e ingredientes como frango, bacon e calabresa.

 

A abertura terá a dupla sertaneja Fred e Fabrício no palco. A animação do público ficará a cargo de Vitor e Luan amanhã, sábado, 06. O encerramento do Festival Chica Doida será comandado pela estrela musical do momento Ana Castela. Ela cantará os sucessos “Bombonzinho”, “Pipoco” e “Roça em mim”. Quirinópolis fica a menos de 300 quilômetros de Goiânia. O evento será no Parque de Exposições Agropecuárias da cidade.

 

O nome Chica Doida mete à funcionário de uma fazendeira da cidade que pôs muita pimenta malagueta na massa de milho. A ideia de fazer uma espécie de pamonha aberta surgiu quando o casal formado por Petronilia Cabral e João Batista da Rocha  reuniu a família para uma pamonhada, mas a palha havia acabado. A mulher perguntou ao marido como resolveria a situação. 

 

Eles usaram os ingredientes que estavam na geladeira: cebola picada, alho amassado com sal, jiló e linguiça. Depois de misturar todos os ingredientes e colocar em uma assadeira, o preparo foi levado ao forno do fogão à lenha. O resultado foi atribuído à ajudante que adicionou a pimenta e Petronilia exclamou “essa chica é doida”. No ano passado, o prato foi incluído no rol de Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano. 

Serviço: Festival da Chica Doida 2023
Data: 5, 6 e 7 de maio
Local: Parque de Exposições Agropecuárias
Entrada Franca

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp