‘Ouro negro de Minas’: Festival da Jabuticaba de Sabará começa nesta
quinta-feira e vai até domingo
Os visitantes podem comer e comprar, nos mais de 40 stands, geleias, licores,
compotas, doces, sorvetes, vinhos e molhos, todos à base da jabuticaba. A
programação é gratuita e conta com shows de artistas locais.
Sabará recebe neste fim de semana a 39º edição do Festival da Jabuticaba, o maior do país dedicado à fruta. A tradicional festa começa nesta quinta-feira (20) e vai até domingo (23), na Praça Melo Viano, no centro histórico da cidade. A programação é gratuita.
Os visitantes podem comer e comprar, nos mais de 40 stands, geleias, licores,
compotas, doces, sorvetes, vinhos e molhos, todos à base da jabuticaba, eleita
em 2023 como a segunda melhor fruta do mundo por um ranking internacional, o Taste Atlas.
Considerado um dos festivais gastronômicos mais aguardados de Minas Gerais, o Festival da Jabuticaba é um dos espaços mais importantes para os produtores locais, atraindo anualmente milhares de visitantes que experimentam uma diversidade de sabores extraídos da fruta.
Durante o evento, estão programados shows gratuitos de artistas locais, em ritmos variados, que vão do samba ao pop e do congado ao rock.
Sabará se prepara para um dos festivais mais importantes da cidade: a festa da jabuticaba.
Conhecida por todos como a cidade da jabuticaba, Sabará está em uma região marcada pelas atividades de extração mineral no período colonial, como a maioria das cidades mineiras.
Além da atividade mineradora, descobriram outro ouro cultivado no território: o “ouro negro”, que dá inúmeros derivados, a jabuticaba.
A primeira edição do Festival da Jabuticaba de Sabará foi em 1987 e reuniu produtores da fruta nas ruas da cidade para vendê-la.
Com o passar do tempo, o evento ganhou popularidade e aumentou a dimensão de participantes e de público. Em 2008, o festival foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural e a jabuticaba passou a ser Patrimônio Imaterial da cidade.
Atualmente, o festival é o principal evento que movimenta a economia de Sabará, superando o Carnaval local.




