Festival de Esporte Adaptado abre comemorações de 21 anos do Crer

A 7ª edição do Festival de Esporte Adaptado (Fead) abriu as comemorações pelos 21 anos do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria de Estado da Saúde, celebrados nesta segunda-feira, 25.

O evento esportivo, realizado nas dependências do hospital, na última sexta-feira, 22, reuniu mais de 400 atletas, todos pacientes em tratamento na instituição. O objetivo do Festival é sempre promover qualidade de vida e inclusão física e social da pessoa com deficiência.

FESTIVAL DE ESPORTE ADAPTADO

O Fead atua no trabalho de reabilitação do paciente além de ser um agente facilitador para a integração social e familiar dos usuários do hospital. Durante a abertura do evento, o diretor-geral do Crer, Válney Luíz da Rocha, ressaltou a importância da realização do Festival.

“O Fead estimula a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, além de elevar a autoestima e isso enche meu coração de orgulho. Agradeço a participação de todos os envolvidos”, disse.

Durante as competições, todos os atletas foram premiados com uma medalha em reconhecimento ao esforço e superação de cada um dos pacientes. Ao todo, o Fead disponibilizou seis modalidades esportivas: takkyu volley, bocha, basquete de cadeiras de rodas, atletismo, natação, caminhada aquática e futsal.

Para a paciente e atleta do Crer, Lizeth Maria de Oliveira Barbosa, o Fead é uma festa maravilhosa que contribui para a independência e autonomia dos pacientes.

“Participo do Fead desde sua primeira edição. Superação é a palavra que define tudo que sinto, agradeço a Deus, ao Crer e a todos os colaboradores do hospital. Participei do festival com apresentação de dança e na modalidade de basquete em cadeiras de rodas e fico muito feliz em poder participar de momentos assim”, afirma Lizeth.

A realização do evento esportivo mostra que além da reabilitação, a instituição se preocupa em readaptar o paciente, para que ele possa voltar às rotinas do dia a dia. O esporte contribui para a superação de desafios, estimula a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, além de elevar a autoestima dos pacientes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Seis suspeitos são presos por assalto a shopping em Manaus; itens roubados são recuperados

Seis suspeitos de participarem de um assalto ao Manauara Shopping, localizado na zona centro-sul de Manaus (AM), foram detidos ao longo da semana. O crime ocorreu no último sábado, 14, quando homens armados invadiram a unidade da joalheria Vivara, roubando relógios e joias. Os itens furtados foram recuperados, e cinco armas usadas no assalto foram apreendidas.

O primeiro suspeito, de 31 anos, foi preso no mesmo dia do crime por policiais militares que participam da Operação Natal, iniciada em novembro. Outros três suspeitos foram capturados na segunda-feira, 16.

Na quarta-feira, 18, houve um confronto entre policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e um dos suspeitos, identificado como Cláudio Vítor da Silveira, que acabou morto. Na mesma data, outro suspeito, que ajudou na fuga de Silveira, foi preso. Um sexto homem, conhecido como Joel, foi detido na quinta-feira, 19, por auxiliar na fuga dos criminosos.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, as investigações estão em andamento. O crime foi planejado, e os suspeitos já haviam comprado passagens aéreas para deixar o estado. Todos os envolvidos têm antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto, incluindo por organização criminosa e roubo. Eles serão acusados de roubo triplamente majorado e outros crimes.

O assalto ao Manauara Shopping gerou pânico entre funcionários e clientes, com imagens de correria circulando nas redes sociais. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que ninguém ficou ferido durante o tiroteio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp