Festival de Fotografia Goyazes anuncia 2ª edição, em Goiânia

Entre os dias 13 e 22 de agosto, Goiânia receberá a 2ª edição do Festival de Fotografia 2022. O festival Goyazes irá oferecer uma série de exposições, palestras, mesas redondas, oficinas, cursos, premiações e leituras de portifólios. 

No total serão 25 serviços virtuais e presenciais, gratuitos e acessíveis à diversas pessoas. As atividades presenciais serão realizadas na sede da Wa Imagem Fotografia e Produção Cultural, localizado na rua 89, no setor sul. A WA Imagem é a principal idealizadora e organizadora do projeto. 

Wagner Araújo, irá coordenar o projeto nesta edição, o principal objetivo é desenvolver todas as atividades que irão compor o festival para construir e fortalecer um espaço dedicado à crítica e ao entendimento do processo de produção e distribuição de consumo de imagens no Brasil contemporâneo. 

Para Wagner Araújo, o estado de Goiás possui um grande número de profissionais e estudantes ligados a produção fotográfica. Segundo ele, atualmente, as pessoas possuem um incentivo específico, uma forma de levar mais cultura e atualização fotográfica aos interessados nesta arte, que poderão se beneficiar com as exposições e oficinas oferecidas no festival. 

Além das atividades oficiadas pelo Festival de Fotografia 2022, o evento contará com a presença de convidados locais, nacionais e internacionais, reconhecidos no cenário da fotografia brasileira.

Inscrições para o Prêmio Goyazes 

As inscrições para a participação do Prêmio do Festival Goyazes, poderão ser feitas de forma gratuita de 1° de maio a 20 de junho pelo site. Os inscritos deverão ser pessoas físicas, terem mais de 18 anos, serem brasileiras natos ou naturalizados, ou estrangeiros com situação permanência legalizada e residência comprovada na capital por, pelo menos, um ano completo até a data do início das inscrições. 

No total, serão escolhidos 15 fotógrafos locais. Destes, 5 irão receber um prêmio no valor de R$ 3 mil, além da oportunidade de expor seus ensaios durante todo o Festival Goyazes. Os demais participantes terão a leitura de seus portfólios. O resultado da premiação será divulgado no dia 22 de julho. 

Programação

13 de agosto de 2022

Abertura do evento com anúncio dos vencedores do Prêmio Goyazes, abertura das Exposições, informações a respeito da programação, conteúdos, convidados, selecionados para a leitura de portfólio, oficinas e curso. Apresentação da plataforma e tira dúvidas a respeito do Festival. – 19h às 20h30

14 de agosto de 2022

Palestra  “Viver no Olhar” 1ª parte – 9h às 12h30

Palestra “Fotografia a Dois” 1ª parte – 9h às 12h30

Palestra  “Viver no Olhar” 1ª parte -14h às 17h

Palestra “Fotografia a Dois” 1ª parte – 14h às 17h

– Palestra “J. Craveiro. O homem e sua cidade” – 19h às 20h30

– Palestra “Estética e política na imagem fotográfica” – 20h30 às 22h

15 de agosto de 2022

– Palestra “Como a Fotografia pode construir pontes entre a sociedade e os territórios criativos?” – 19h às 20h30

– Palestra “Fronteiras Cotidianas na Vida do Negro” – 20h30 às 22h

16 de agosto de 2022

– Palestra “Deriva do bem! 10 anos de narrativas” – 1ª parte – 19h às 20h30

Palestra “Cora Coralina – Uma janela para o mundo” – 20h30 às 22h

17 de agosto de 2022

– Conversa com os fotógrafos premiados – 19h às 20h30

– Curso “Introdução à Filosofia da Fotografia – Imagens e atos de fala” 1ª parte – 20h30 às 22h

18 de agosto de 2022

– Palestra Samuel Costa – 19h às 20h30

Palestra Henrik Saxgren – 19h às 20h30

– Mesa redonda Estadual “A pesquisa fotográfica e seus desdobramentos” – 20h30 às 22h

19 de agosto de 2022

Oficina Viver no Olhar – 2ª parte – 9h às 12h30

Oficina Fotografia a Dois – 2ª parte – 9h às 12h30

Oficina Deriva – 2ª parte – 9h às 12h30

Oficina Viver no Olhar – 2ª parte – 14h às 17h

Oficina Fotografia a Dois – 2ª parte – 14h às 17h

Oficina Deriva – 2ª parte – 14h às 17h

Curso “Introdução à Filosofia da Fotografia – Imagens e atos de fala” – 3ª parte – 19h às 20h30

Mesa redonda Internacional “A fotografia artística contemporânea, sua produção e sua difusão no mercado de arte no século XXI” – 20h30 às 22h

21 de agosto de 2022 

– Oficina Viver no Olhar – 3ª parte – 9h às 12h30

Oficina Fotografia a Dois – 3ª parte – 9h às 12h30

Oficina Deriva – 3ª parte – 9h às 12h30

– Oficina Viver no Olhar – 3ª parte – 14h às 17h

Oficina Fotografia a Dois – 3ª parte – 14h às 17h

Oficina Deriva – 3ª parte – 14h às 17h

– Encerramento – todo o conteúdo ficará  disponível por 1 ano, para estudantes e professores interessados. – 19h às 20h30

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp