Press "Enter" to skip to content

Festival de Rap exclui Luísa Sonza da programação após acusações de racismo

Última atualização 25/10/2022 | 16:22

Luísa Sonza, 24, foi retirada do line-up do REP Festival, um evento de rap previsto para os dias 11 e 12 de fevereiro de 2023, na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. A cantora foi excluída, após responder um processo em que é acusada de racismo.

No primeiro line-up, que foi divulgado na semana passada, Luísa estava anunciada para fazer uma participação no show do cantor Xamã. Na nova divulgação da lista o nome da cantora foi removido e foi incluído os artistas Don L, MC Marechal e Plutônio.

Para a reportagem do Splash, a organização do festival afirmou que “no momento, não haverá uma manifestação dos realizadores do evento a respeito”. A equipe também tentou contato com a assessoria da cantora que não se pronunciou até o momento.

O caso em que a cantora é acusada, aconteceu em 2018 durante uma apresentação em uma pousada em Fernando de Noronha. Na ocasião a advogada Isabel Macedo de Jesus estava comemorando seu aniversário no estabelecimento, quando se levantou para ir ao banheiro e passou pela artista. A cantora teria dado um tapa em seu braço e pedido para que entregasse a ela um copo d’água.

O processo só veio à tona nas redes sociais em 2020, após isso a artista compartilhou uma retratação formal e um pedido de desculpa no início do mês, após ter respondido judicialmente as acusações de racismo e danos morais.

Em uma sequência de vídeos, que foram publicados na conta dela no Twitter, Luísa reconheceu que a atitude “reproduziu racismo estrutural”.

“Acerca dos fatos narrados no processo, que ocorreram no dia 22/09/2018, no Restaurante da Pousada Zé Maria, eu reconheço que a maneira com que me dirigi a Sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção”, explicou Luiza.

E concluiu dizendo que diante do contexto, ela veio a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todas as pessoas que já experimentaram as consequências do racismo estrutural.

Em função disso, a artista adiou o lançamento da turnê “O Conto dos Dois Mundos”, que estava prevista para acontecer no dia 1° de outubro.