A 4ª edição do evento Festival DE reuniu mais de 8 mil pessoas no Rio de Janeiro em dois dias repletos de conteúdo educacional e inspirador. Realizado pela quarta vez, o Festival LED – Luz na Educação – ofereceu 150 horas de programação em sete palcos e cinco estandes interativos, com a contribuição de 230 palestrantes. Além disso, o evento contou com oficinas, atividades lúdicas para famílias, jogos interativos, shows gratuitos e experiências focadas em inovação educacional.
No segundo dia do evento, um dos momentos mais marcantes foi a emocionante conversa entre a renomada escritora Chimamanda Ngozi Adichie e a autora brasileira Conceição Evaristo, mediada pela jornalista Aline Midlej. O debate ressaltou a importância da representatividade negra nas narrativas e na educação, com Chimamanda compartilhando como a leitura e o estímulo de uma professora a motivaram a perseguir seu sonho de se tornar escritora desde os 10 anos de idade.
Durante a conversa, Chimamanda e Conceição trocaram leituras simbólicas de trechos de suas obras, destacando o conceito de “escrevivência” e a influência da ancestralidade na voz literária negra. A presença de Chimamanda foi previamente celebrada com performances culturais e ela declarou seu amor pelo Brasil, ressaltando sua emoção em participar do evento.
O Festival também contou com a presença de diversas personalidades, como Sabrina Sato, Douglas Silva, Raull Santiago, Natuza Nery, Milton Cunha, Miriam Leitão, Renato Noguera, MC Marechal e Elisama Santos. O momento mais aguardado foi a revelação dos cinco vencedores do “Desafio LED + DE: Me dá uma luz aí!”, que receberam um prêmio total de R$ 300 mil. Além disso, foram apresentados os finalistas do Prêmio LED 2025, que reconhece iniciativas educacionais transformadoras.
O Festival LED faz parte do Movimento LED – Luz na Educação, uma iniciativa da DE e da Fundação Roberto Marinho, visando identificar e destacar práticas educacionais inovadoras e impactantes. Com a disponibilização do conteúdo dos palcos LED Inspira e LED Inova no Globoplay, o evento busca alcançar um público ainda maior e estimular a transformação da educação no país.
O sucesso do Festival LED demonstra o engajamento e o interesse crescente da sociedade em promover mudanças positivas na educação. Com inscrições abertas para a próxima edição, que oferecerá um prêmio total de R$ 1,2 milhão, o evento reafirma seu compromisso em ser um ponto de encontro para todos que buscam contribuir para a melhoria do ensino no Brasil.