Com mais de 20 oficinas e palestras gratuitas, ‘Motins’ reúne artistas e pesquisadores culturais da Pan-Amazônia em Belém
A programação do evento ocupa o Parque da Residência, em Belém, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro. As inscrições gratuitas estão disponíveis a partir desta quarta-feira, dia 22 de janeiro.
Artistas, produtores e especialistas do mercado cultural de toda a Pan-Amazônia marcam presença no Parque da Residência, em Belém, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro, no “Motins: Encontro Pan-Amazônico de Música e Cultura Periférica”. O circuito de formação, que faz parte do Festival Psica Dourado, conta com mais de 20 painéis, oficinas e palestras, com nomes como Dona Onete, Mestre Damasceno, Fafá de Belém e Félix Robatto. As inscrições gratuitas abrem nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro.
A maratona de atividades terá mais de 20 horas de duração por dia, das 8h às 4h. Serão três dias de programação gratuita. Durante a manhã e a tarde, além das oficinas, painéis, palestras e rodadas de negócios, o público poderá desfrutar de uma feira gastronômica, mostra de cinema e artes visuais. À noite, o Aposta Psica apresentará pocket shows de novos talentos selecionados em uma convocatória inédita que abriu espaço para todos os nove países da América Latina que compõem a região.
O Motins não é apenas um evento cultural, mas sim uma oportunidade para a formação de profissionais que desejam trabalhar com cultura e arte na Amazônia. Mais do que uma formação técnica, o evento promove uma formação intelectual, uma ferramenta de transformação social que busca conectar artistas do bioma amazônico, fomentar a economia criativa e fortalecer redes culturais. O foco é na resistência, no pertencimento e na visibilidade, promovendo um futuro onde as vozes da Amazônia tenham o espaço e o respeito que merecem.
O Festival Psica Dourado conta com o patrocínio máster da Petrobras e do Nubank, além do patrocínio do Mercado Livre por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e do Ministério da Cultura. O apoio institucional é da Secretaria de Estado de Cultura e do Governo do Pará. A realização é da Psica Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
As atividades do Motins incluem 24 atividades formativas gratuitas, como oficinas, painéis e palestras. Neste evento, ícones culturais do Norte do Brasil se reúnem para compartilhar conhecimento e experiências com o público presente.
O destaque da programação do dia 30 é o painel “Como a produção musical amazônica pode chegar mais forte no mundo”, com a participação de Fafá de Belém, Félix Robatto e Felipe Vassão, produtor musical e compositor com mais de 30 anos de atuação. O evento também conta com palestras sobre a espiritualidade e ritualística dos povos ancestrais, os desafios do mercado da música na região e as vozes dos povos originários diante da crise climática.
A diversidade cultural e musical da região pan-amazônica é explorada em debates e palestras durante os três dias do evento, reunindo convidados de diversas cidades e países da América Latina. O Motins é um espaço de compartilhamento de saberes e experiências, promovendo a conexão entre artistas e profissionais da cultura, enriquecendo a identidade cultural pan-amazônica.