Press "Enter" to skip to content

Festival premiará o melhor sanduíche e hambúrguer de Goiás

Última atualização 14/06/2023 | 17:34

Visando fomentar e apoiar os participantes, por meio da promoção, capacitação e valorização dos locais, a 3ª edição do Festival Burger Time já tem data marcada. No período de 16 e junho a 2 julho, o público e jurados poderão visitar as hamburguerias e pitdogs participantes para eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer do Estado. Ao todo, são 59 estabelecimentos participantes, sendo 38 hamburguerias e 21 pitdogs, em Goiânia e Aparecida de Goiânia.

A estimativa da organização do Festival é que, nos 17 dias de disputa, mais de 32 mil hambúrgueres e sanduíches sejam comercializados, o que promete movimentar economicamente vários segmentos produtivos.  Na última edição foram vendidos mais de 30 mil sanduíches. Para participar, os estabelecimentos tinham um desafio: criar uma receita inédita e inserir no cardápio da casa no período de realização do evento.

Segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de PitDogs do Estado de Goiás (Sindpitdog), Ademildo Godoy, o festival é aberto para todos, sendo necessário apenas seguir algumas exigências. “O lugar tem que pagar uma taxa de inscrição e nós temos regras básicas para garantir uma boa experiência, como servir um bom sanduíche, ter um bom atendimento e boa higiene, até porque não podemos colocar a saúde do cliente em risco”, afirma.

A votação é feita na própria casa, por meio de QR Code disponível no display de mesa ou pelo site oficial do festival. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados e o anúncio dos vencedores acontecerá em uma solenidade prevista para julho.

O festival foi idealizado pelo próprio Sindpitdog, e realizado em conjunto com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás). O evento surgiu a partir da ideia de mostrar a gastronomia goiana para outros estados e até mesmo países. De acordo com Ademildo, o sanduíche é uma tradição goiana pela variedade e originalidade, sendo Goiás referência em insumos como molhos e cremes.

“Eu tenho o sonho que a nossa gastronomia e turismo extrapolem as barreiras do Centro-Oeste para o restante do Brasil e, se possível, para o mundo todo. Nós já temos o aeroporto internacional e o mundo atual diminui a distância, fazendo com que pessoas de outras nacionalidades possam experimentar nossa tradição”, conta o presidente do Sindicato.

Ele diz ainda estar feliz com o festival sendo tão reconhecido. “Nós estamos muito felizes com o reconhecimento do cidadão goiano, e até mesmo de fora, da nossa luta da tradição do pit dog. Nossa meta é crescer cada vez mais e apoias esses empreendedores”.

Godoy ainda relata que o pit-dog goiano tem um toque mais especial para a economia do estado: 90% de tudo que é consumido nesses estabelecimentos é comprado em Goiás. Os 10% de produtos comprados em outros estados diz respeito a embalagens, já que, segundo ele, existem poucas indústrias regionais especializas.

Hamburguerias

  1. Açaiteria e Lanches do Pimpolho
  2. Ailha Café e Aconchego
  3. Alho Dito
  4. Bendita Tapioca
  5. Blends Burger Artesanal
  6. Bombox
  7. Braseiro Burger & Grill
  8. Burgão de Casa
  9. Burger for a Day
  10. Cazzero Burger
  11. Cervejaria Dias
  12. Chapz Burger
  13. Chicken Lovers
  14. Colombina Gastropub
  15. D’Fumassa Smoke House
  16. Deguste Burger
  17. Expresso XVIII
  18. Família In Box Burger
  19. Fogata – BBQ Steak Burger
  20. Gulosus Dog’s & burgers
  21. Hamburgueiros
  22. Lado Leste
  23. Mafuá
  24. Malbec Burger e Lazer
  25. Manim hambúrgueria
  26. Mão de vaca Burger
  27. Matra Burger
  28. Me Gusta Smash Burger
  29. O Raffa
  30. Oficial Hamburgueria
  31. Pitéu Café Bar
  32. Popcorn Gourmet Café
  33. Santa Comedoria
  34. Smash Burger Goiânia
  35. Thordon Bierhaus
  36. Tribos do Espeto
  37. Underground Burger
  38. Villa Burger & Beer

Pit Dogs

  1. Aldeia Sanduicheria
  2. Avalanche Burger
  3. Buldog’s
  4. Deu Fome Sanduicheria
  5. Dog Mania Sanduicheria
  6. Eldorado Burg
  7. Família LR
  8. Fire in Burger
  9. Garage 62
  10. JC Sanduicheria
  11. Kid Abelha Sanduicheria – Campinas
  12. Nandes Sanduicheria
  13. Natha´s Burger Sanduícheria
  14. Pequizeiro Burger
  15. Plutus
  16. Quero Burguer
  17. Rooma Sanduicheria
  18. Sanduai
  19. Sanduícheria Katatau
  20. Sanduicheria Madmex
  21. Square Burgers