Festival Psica lança vídeo manifesto sobre migração do peixe dourada na Baía do Guajará, em Belém: edição 2024 inspirada no ciclo.

Nas margens da Baía do Guajará, Festival Psica lança vídeo manifesto sobre migração do peixe dourada que inspira edição de 2024

Programação reúne shows artísticos no Complexo Ver-o-Rio neste sábado, 7.

1 de 1 Complexo do Ver-o-Rio em Belém, do Pará. — Foto: Divulgação

Complexo do Ver-o-Rio em Belém, do Pará. — Foto: Divulgação

Neste sábado (7), o Festival Psica lança um curta-metragem filmado em Belém sobre o conceito da edição 2024 inspirado no ciclo migratório do peixe dourada – típico da região amazônica.

O evento é gratuito, marcado para 18h, com roda da Lambada Social Club e shows de Layse & os Sinceros, Dinei Teixeira e a Radiola Poty, no Complexo Ver-o-Rio, em Belém (PA), ponto turístico às margens da Baía do Guajará.

A dourada é espécie de bagre amazônico que percorre 11 mil quilômetros pelos rios da Pan-Amazônia, sendo a mais longa migração de água doce do mundo. O peixe nasce na região dos Andes, migra até a Amazônia paraense, e retorna para o local de origem, onde faz a desova.

O Festival se inspirou nesse ciclo natural para pensar na cultura paraense, que recebe influências de toda a Pan-Amazônia para compor a sua diversidade cultural.

Na música, o estado recebeu influências sonoras caribenhas que chegaram por vinis transportados por barcos e se transformaram, por exemplo, na “Lambada”, ritmo amazônico que ganhou o mundo a partir dos anos 1980 e é recriado até os dias atuais na capital paraense.

Assinando a direção criativa do conceito Psica Dourado, a paraense pesquisadora de arte Bruna Suelen explica que a ideia do ciclo da dourada foi criada pelos diretores do Festival Jeft Dias e Gerson Junior, a partir de pesquisas nas áreas da biologia, geografia marítima e oceanografia. O estudo embasou o conceito para falar de processos poéticos e criativos na periferia da Amazônia. “Belém é esse lugar de aporte, é esse lugar onde se chega, é um porto cosmopolita, mas principalmente um porto da Pan-Amazônia e que traz nesse aportar muitas culturas que percorrem o mundo e que, depois, vão viajar para mais longe”, descreve.

O vídeo manifesto foi dirigido por Ingrid Barros, do Maranhão.

FESTIVAL DA PAN-AMAZÔNIA

É a primeira vez que o Festival Psica vai reunir artistas da Pan-Amazônia, com atrações internacionais como Rossy War, uma diva peruana bastante conhecida no Pará com a música “Nunca Pensé Llorar”.

O festival será nos dias 13, 14 e 15 de dezembro em Belém do Pará, com mais de 50 atrações que ocuparão seis palcos no centro histórico da cidade na parte gratuita do evento; e mais cinco palcos no Estádio do Mangueirão.

Realizado pela PSICA Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, a edição tem patrocínio de Petrobras, Nubank e Mercado Livre através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet; apoio institucional da Fundação Cultural de Belém, Prefeitura Municipal de Belém, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará.

SERVIÇO Lançamento do vídeo manifesto PSICA Dourado, no sábado (7), no Ver-o-Rio, em Belém (PA).

VÍDEOS: VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DO PARÁ

Leia as últimas notícias do estado no G1 Pará.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Assista ao Festival Psica 2024 de Belém do Pará no Multishow: Programa Especial com os Melhores Momentos e Atrações Incríveis!

O Multishow fará um programa especial de 52 minutos do Festival Psica 2024 em Belém do Pará este ano. O registro será exibido no dia 22 de dezembro, às 13h30, no canal Multishow, e uma versão de 90 minutos ficará disponível no Globoplay. Também haverá uma exibição no dia 30 de dezembro, às 23h, no canal BIS.

O programa vai mostrar os melhores momentos do maior festival artístico e cultural do Norte, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro na Cidade Velha – centro histórico de Belém, e no Estádio Mangueirão. Reunindo mais de 50 atrações, nacionais e internacionais, o Festival Psica celebra a potência da cultura negra e periférica da Pan-Amazônia.

Diretor do Festival, Jeft Dias disse que “a gravação do programa é uma ótima oportunidade para mostrar o trabalho que o público do Psica já conhece”. “A gente já mostrou que esse trabalho é diferente de tudo o Brasil já viu e agora vamos conseguir mostrar que aqui no nosso território, no Pará, a gente tem eventos de qualidade e, daqui pra frente, a meta é que no ano que vem o Festival seja transmitido ao vivo para todo o mundo”, afirmou.

Batizada de Psica Dourado, a edição deste ano reúne no line-up a vencedora do Grammy Latino Liniker, a cantora paraense Fafá de Belém, rainha da tecnocúmbia, a peruana Rossy War, a estrela da sofrência João Gomes, o fenômeno Baianasystem, feats inéditos, como Cátia de França + Amelinha, e muito mais. Também estão confirmadas as apresentações da diva pop Pabllo Vittar, da rapper Duquesa, indicada ao prêmio internacional BET Awards, a icônica batalha dos Bois de Parintins que irão se encontrar com o Boi da Pavulagem, a banda Os Brothers, e as aparelhagens Superpop Live, Carabao e J SOM.

Com mais de uma década de existência, o festival já trouxe para Belém shows inesquecíveis de grandes nomes como Elza Soares, Alcione, Chico César, Daniela Mercury, Urias, Liniker, Luedji Luna, Karol Conká, Marina Sena, além de performances exclusivas de Gaby Amarantos, Viviane Batidão e Madame Saatan. Os ingressos para o festival possuem desconto de 15% para clientes do Cartão Nubank e podem ser adquiridos individualmente, por dia, ou por meio do “Passaporte”, que garante a ida aos dois dias pagos no Mangueirão. Na sexta-feira, a programação é gratuita em cinco palcos a céu aberto no bairro da Cidade Velha. Em seguida, o festival ocupa o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, para dois dias de festa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp