Festividade de São Benedito em Bragança reúne fiéis em celebração

festividade-de-sao-benedito-em-braganca-reune-fieis-em-celebracao

Festividade de São Benedito reúne fiéis e brincantes em seis dias de celebração em Bragança, no PA

Tradição religiosa iniciada no século XVIII reúne devoção e expressões culturais em Bragança. Marujada de Bragança reúne fé e tradição em homenagem a São Benedito no Pará. A tradicional Festividade de São Benedito, em Bragança, no nordeste do Pará, movimentou a cidade entre os dias 20 e até esta sexta-feira (26), com uma programação que incluiu atos religiosos, apresentações da Marujada e a participação de fiéis e brincantes.

Ao longo dos seis dias, a programação reuniu missas, novenas, ladainhas, louvações, apresentações culturais e momentos tradicionais da Marujada, reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. De 20 a 23 de dezembro, a festividade contou com missas diárias, terços e novenas, realizados na Igreja de São Benedito e em outros espaços ligados à devoção, com a participação dos grupos da Marujada. Na quarta-feira (24), véspera de Natal, os fiéis acompanharam novenas e celebrações especiais, dentro da programação religiosa do período.

Em 25 de dezembro, quinta-feira, os marujos e marujas se apresentaram com trajes nas cores azul e branco, em referência ao Menino Jesus. A data também contou com missas, apresentações culturais e a realização da Cantata de Natal Beneditina, com repertório religioso ligado à devoção a São Benedito. Nesta sexta-feira (26), o encerramento da programação foi dedicado a São Benedito. Desde as primeiras horas da manhã, fiéis participaram de terço, novena e missa solene no Largo de São Benedito.

À tarde, ocorreu a procissão do Glorioso São Benedito. A imagem do santo percorreu cerca de 4,7 quilômetros pelas ruas de Bragança, acompanhada por devotos, grupos da Marujada, bandas musicais e promesseiros. Após a procissão, a programação seguiu com missa campal e apresentações da Marujada, encerrando os seis dias de celebração com mais de 130 mil pessoas ao longo da programação, segundo a organização.

Em 2019, a Marujada de São Benedito recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2019, após reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O registro se refere à manifestação cultural, que envolve música, dança, indumentária, rituais e a organização dos grupos de marujos e marujas, que integram os elementos da Festividade de São Benedito, que teve início em 1798. Acesse as outras notícias do estado no DE Pará.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp