Press "Enter" to skip to content

FGTS: Trabalhadores têm até hoje para sacar dinheiro; confira se tem direito  

Última atualização 14/12/2022 | 17:33

O último dia para trabalhadores sacarem até R$ 1 mil do saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) termina nesta quinta-feira, 15. Em todo o Brasil, 12 milhões de pessoas estão com cerca de R$ 8 bilhões aguardando a retirada, de acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF). Se não resgatado, o dinheiro retorna para o fundo.

O dinheiro começou a ser liberado conforme o mês de nascimento a partir de abril deste ano. Todos os trabalhadores com conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, podem ter saldo disponível. A consulta pode ser feita pelo site e agências da Caixa ou pelo aplicativo do Fundo. O pagamento ocorre por meio do aplicativo Caixa Tem, Pix, em terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

A CEF informa que não é necessário requisitar o depósito do dinheiro, que pode ser usado para pagar boletos e contas ou fazer compras em estabelecimentos pelo aplicativo, pode ser transferido de conta, transferido ainda para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco ou ser sacado nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Opinion Box, somente 17% dos entrevistados concordam com a aplicação do Fundo para o pagamento de dívidas. A maioria (45%) prefere usar o montante para comprar a casa própria, abrir um negócio (33%) ou fazer uma viagem internacional (17%).

A renda reserva é uma espécie de poupança alimentada por depósitos feitos pelo patrão em nome de seu funcionário e estará disponível para os empregados. A Medida Provisória (MP) do saque extraordinário foi assinada em março e inclui antecipação do 13º para aposentados e pensionistas do INSS, crédito para microempreendedores e empréstimos consignados para quem recebe benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil.