Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil pelo 3º ano consecutivo

Fiat Strada é o carro mais vendidos nos últimos três anos

O Fiat Strada é o veículo com maior número de unidades 0 km emplacadas nos últimos três anos, segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Só em 2023, foram mais de 120 mil unidades novas vendidas em todo País. 

O número de unidades emplacadas cresceu gradativamente de 2021 para cá. Em 2022, foram mais de 112 mil novas unidades circulando nas ruas e, no ano anterior, 109.107. Em 2020, quando o carro mais vendido foi o Onix, da Chevrolet, “apenas” 80 mil novas unidades do Fiat Strada foram adquiridas. 

Carro mais vendido nos últimos 20 anos 

Considerando o acumulado entre 2003 e 2023, o Gol, da Volkswagen, foi o carro com maior número de unidades 0 km emplacadas no Brasil. Os dados apontam o carro da VW como o maior sucesso da indústria automobilística do País. 

O Gol liderou o ranking de emplacamento de carros 0 km de 1987, quando foi lançado, até 2014, ininterruptamente, quando o Palio, da Fiat, ocupou o primeiro lugar no ranking de emplacamentos acumulados no referido ano.

O ano de 2009 foi o recorde de emplacamento de Gol 0 km, totalizando 300 mil unidades, acumulando 3 milhões de Gols circulando nas pistas brasileiras. A partir desse ano, o número de emplacamentos começou a cair gradativamente até 2013, quando pouco mais de 255 mil unidades foram emplacadas. Entre 2015 e 2020, o carro mais vendido no Brasil foi o Onix.

Número de emplacamentos têm alta de 12% em 2023

De acordo com a Fenabrave, o ano de 2023 fechou com aumento de 12% no número de emplacamentos de carros 0 km em relação ao ano anterior. O crescimento foi observado em todos os segmentos de veículos, com exceção dos caminhões.  

Com base nisso, a Fenabrave prevê para 2024 um crescimento de 13,54% no setor, levando em consideração todos os segmentos somados. A projeção é de que sejam 4,5 milhões de novas unidades emplacadas no Brasil. Para o segmento de automóveis e comerciais leves, a entidade prevê um aumento de 12%, o que em número absolutos serão mais de 2,4 milhões de unidades emplacadas. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos