O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) marcou presença no 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS), realizado em Paraty, no Rio de Janeiro, levando consigo a potência do cinema na luta pela preservação ambiental e o protagonismo de Goiás nesse cenário. Durante os quatro dias de evento, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de assistir a 12 filmes premiados na 25ª edição do FICA, realizada em junho deste ano, na cidade de Goiás.
A participação da comitiva da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) reforçou o compromisso do Estado com a agenda ambiental e o fortalecimento das culturas tradicionais. “A Secult reconhece a importância da troca de experiências e aprendizados proporcionada por eventos como o EITS. As iniciativas e projetos apresentados servirão de inspiração para fortalecer ainda mais os festivais em Goiás”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
Para além das produções audiovisuais do FICA, o público do EITS teve acesso a obras da Mostra Fiocruz e de outros territórios, exibidas no espaço Caiçara. “O audiovisual é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às lutas das comunidades, provocando reflexões urgentes sobre saúde e sustentabilidade, temas cruciais para o futuro do planeta”, destacou o pesquisador Guilherme Franco Netto, representante da Fiocruz.
A participação do FICA no EITS fomentou um espaço de diálogo fundamental sobre questões ambientais e culturais, com foco nas comunidades tradicionais e no desenvolvimento sustentável. O evento se consolidou como uma plataforma estratégica para as discussões que antecedem a COP 30, evento de grande relevância global que terá o Brasil como sede em 2025.
Com o encerramento da programação do EITS, a Secult Goiás celebra mais um passo na promoção de políticas culturais e ambientais, consolidando o papel de Goiás como referência nacional em debates sobre preservação e sustentabilidade. A participação no evento reforça o compromisso do Estado com a construção de um futuro mais sustentável e justo para todos.