Fies: inscrições para vagas remanescentes seguem até a próxima segunda

As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2024 podem ser feitas até a próxima segunda-feira ,1º, exclusivamente pela internet, por meio do sistema Fies Seleção, disponível no Portal Acesso Único do MEC.

De acordo com o Edital 19/2024, que trata do processo de oferta e ocupação de vagas remanescentes do Fies, o resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 4 de julho, constituído de chamada única e de lista de espera.

“As vagas remanescentes do Fies referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Elas são destinadas exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram”, informou o Ministério da Educação.

Segundo o MEC, os candidatos devem estar obrigatoriamente em situação de “cursando” no momento da inscrição no Fies ou devem ter cursado o referido semestre com aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado.

CadÚnico

Candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes. Nesses casos, também será possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.

Entenda

O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de julho de 2001. A proposta é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. Os cursos devem ser ofertados por instituições de educação superior privadas participantes do programa, bem como ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

4 ferramentas online para calcular a nota do Enem

Calcular a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser complicado, pois o método utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia tanto a quantidade quanto a qualidade dos acertos dos candidatos. Por conta disso, muitos estudantes têm dificuldade em prever seus resultados. No entanto, existem algumas ferramentas online que ajudam a fazer uma estimativa aproximada da nota, levando em consideração o número de acertos em cada área do conhecimento, como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Confira quatro opções para calcular a nota do Enem:

  • Me Salva! – A calculadora do Me Salva! simula a nota com base em dados de edições anteriores do Enem. Após a simulação, o estudante pode usar o simulador do SiSU para verificar as chances de aprovação no curso desejado.
  • Planejativo – Este aplicativo também oferece uma calculadora de nota, semelhante à do Me Salva!, mas com a diferença de que também considera a nota da redação para calcular a média final.
  • Xequemat – A ferramenta funciona como um bate-papo com um robô. Após inserir os dados, o robô solicita o número de acertos em cada área do conhecimento e, em seguida, calcula a nota aproximada.
  • TRI Enem – A plataforma do cursinho Gama solicita que o candidato preencha suas respostas para, então, calcular uma estimativa de nota, com base nas questões acertadas.

Como a nota do Enem é calculada?

O Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota do exame. Essa metodologia considera três variáveis que definem os valores mínimo e máximo da prova:

  1. Parâmetro de discriminação: diferencia os candidatos que dominam o conteúdo daqueles que não dominam o que é avaliado pela questão.
  2. Parâmetro de dificuldade: avalia a complexidade da questão. Quanto mais difícil a questão, maior o valor atribuído a ela.
  3. Acerto casual (chute): considera a probabilidade de o candidato acertar uma questão sem dominar a habilidade exigida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp