Press "Enter" to skip to content

Fifa proíbe Rússia de disputar eliminatórias da Copa do Mundo

Última atualização 28/02/2022 | 15:04

A Fifa, organização que comanda o futebol mundial, proibiu a participação da Rússia nas eliminatória da Copa do Mundo deste ano. Antes da proibição, a entidade havia aplicado sanções contra o país, mas não havia chega ao ponto de retirar a seleção russa do jogos. A decisão vem no quinto dia da guerra no Leste Europeu.

As sanções determinavam que jogos envolvendo a Rússia não poderiam acontecer em território do país e seriam feitos com portões fechados. A seleção deveria competir com o nome União de Futebol da Rússia, o hino nacional não seria tocado antes das partidas e a bandeira do país não poderia ser exibida.

Em comunicado, a Fifa disse que “gostaria de reiterar sua condenação ao uso da força pela Rússia na invasão da Ucrânia. A violência nunca é uma solução e a Fifa expressa sua mais profunda solidariedade a todas as pessoas afetadas pelo que está acontecendo na Ucrânia”.

Seleções se negam a jogar contra Rússia

Mesmo antes da decisão anunciada pela Fifa, países anunciaram que se negariam a disputar partidas com a Rússia. A seleção russa tinha jogo previsto para 24 de março, nas semifinais de repescagem da Copa. A partida seria contra a Polônia, em Moscou, mas o país já havia anunciado que não disputaria partida contra os russos.

O mesmo foi feito pela Suécia, que enfrentaria a seleção russa no dia 29 de março, caso viesse a passar pela semifinal, e também pela República Tcheca. Ambos se recusaram a jogar contra a Rússia por uma vaga na Copa do Mundo do Qatar.