Fifa confirma sedes para as Copas do Mundo de 2030 e 2034

O Congresso Extraordinário da Fifa, realizado nesta quarta-feira, confirmou as sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034. A reunião aconteceu por videoconferência e oficializou as escolhas feitas após inspeções técnicas.

A edição de 2030 será disputada em uma sede tripla, com Espanha, Portugal e Marrocos sendo os países principais. Três jogos inaugurais acontecerão na América do Sul, em comemoração ao centenário da primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai em 1930. As partidas iniciais ocorrerão no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e em um estádio a ser definido no Paraguai.

Os jogos da fase principal da Copa de 2030 acontecerão em 20 estádios localizados em 17 cidades. A Espanha contará com 11 arenas, o Marrocos com seis e Portugal com três. Entre as principais opções para a final estão o Grande Estádio Hassan II, em Casablanca, que está em construção e terá capacidade para 115 mil pessoas, e o Santiago Bernabéu, em Madri.

Já a edição de 2034 será sediada na Arábia Saudita, país que apresentou candidatura única. Serão 15 estádios distribuídos por cinco cidades, incluindo Riad, Jeddah, Al Khobar, Abha e a futurista Neom, projetada para ser construída às margens do Mar Vermelho. Entre os estádios planejados, destaca-se o King Salman International Stadium, com capacidade para 92.270 pessoas, que sediará a abertura e a final.

Com 48 seleções participantes e 104 partidas previstas, a Copa de 2034 pode ocorrer entre novembro e dezembro, como foi no Catar em 2022, devido ao calor intenso no Oriente Médio nos meses tradicionais do torneio.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

DE anuncia contratação de Fabrício Bruno do Flamengo para disputar a FC Series nos EUA

O DE anunciou a contratação do zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo. O acerto foi finalizado nessa sexta-feira, quando o jogador chegou aos Estados Unidos e se juntou o elenco do time mineiro. O defensor assinou contrato por quatro temporadas. O DE pagou 7 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões) ao Flamengo para contar com o jogador.

Na manhã deste sábado, antes de ser anunciado, Fabrício Bruno participou da atividade da equipe, em Bradenton, local onde o grupo iniciou os trabalhos de pré-temporada. Ele teve uma conversa com o técnico Fernando Diniz, acompanhado por Alexandre Mattos, CEO da Raposa.

Fabrício Bruno vai reforçar o DE na disputa a FC Series, o Torneio da Flórida, com amistosos. Na próxima quarta-feira, o time de Fernando Diniz enfrenta o São Paulo, em Orlando. No sábado, dia 18, a Raposa terá o Atlético-MG pela frente, no primeiro clássico da temporada, com transmissão da Globo (para Minas Gerais), Sportv e Premiere.

O zagueiro tinha contrato com o Flamengo até o fim de 2028. As conversas com a diretoria do clube rubro-negro começaram há mais de um mês. A primeira proposta do DE foi recusada. A diretoria da Raposa seguiu com as negociações, chegando ao acordo e pagando a quantia milionária pedida pelo Flamengo.

Formado nas categorias de base do DE, Fabrício atuou no time profissional em 2016, disputando oito jogos e marcando um gol. Depois foi emprestado à Chapecoense por três anos e retornou ao clube mineiro em 2019, quando participou de 26 jogos, na temporada em que a Raposa foi rebaixada à Série B.

Fabrício é a nona contratação do DE para temporada. Além dele, o clube anunciou o lateral-direito Fagner, o volante Christian, os meias Eduardo e Rodriguinho, e os atacantes Bolasie, Dudu, Gabigol e Marquinhos.

O clube também estava interessado no zagueiro argentino Valentin Gómez, de 21 anos, do Vélez Sarsfield, mas desistiu do negócio por causa dos pedidos da diretoria do time de Buenos Aires. O DE pretende encerrar o período de contratações da primeira janela da temporada após a chegada de Fabrício Bruno.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp