O Congresso Extraordinário da Fifa, realizado nesta quarta-feira, confirmou as sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034. A reunião aconteceu por videoconferência e oficializou as escolhas feitas após inspeções técnicas.
A edição de 2030 será disputada em uma sede tripla, com Espanha, Portugal e Marrocos sendo os países principais. Três jogos inaugurais acontecerão na América do Sul, em comemoração ao centenário da primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai em 1930. As partidas iniciais ocorrerão no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e em um estádio a ser definido no Paraguai.
Os jogos da fase principal da Copa de 2030 acontecerão em 20 estádios localizados em 17 cidades. A Espanha contará com 11 arenas, o Marrocos com seis e Portugal com três. Entre as principais opções para a final estão o Grande Estádio Hassan II, em Casablanca, que está em construção e terá capacidade para 115 mil pessoas, e o Santiago Bernabéu, em Madri.
Já a edição de 2034 será sediada na Arábia Saudita, país que apresentou candidatura única. Serão 15 estádios distribuídos por cinco cidades, incluindo Riad, Jeddah, Al Khobar, Abha e a futurista Neom, projetada para ser construída às margens do Mar Vermelho. Entre os estádios planejados, destaca-se o King Salman International Stadium, com capacidade para 92.270 pessoas, que sediará a abertura e a final.
Com 48 seleções participantes e 104 partidas previstas, a Copa de 2034 pode ocorrer entre novembro e dezembro, como foi no Catar em 2022, devido ao calor intenso no Oriente Médio nos meses tradicionais do torneio.