O conselho técnico da Fifa (Federação Internacional de Futebol) aprovou nesta terça-feira, 14, como serão alocadas as vagas para a edição de 2025 do Mundial de Clubes, a primeira com 32 participantes.
Segundo nota divulgada pela entidade, a divisão foi decidida de forma unânime, com equipes da América do Sul ficando com seis vagas, da Ásia com quatro, da África com quatro, da América do Norte e Central com quatro, da Oceania com uma, da Europa com 12 e do país-sede do torneio com uma.
The expanded #ClubWC in 2025 is now planned to feature 32 teams from across the globe, with allocation of places as follows:
AFC: 4
CAF: 4
Concacaf: 4
CONMEBOL: 6
OFC: 1
UEFA: 12
Tournament host: 1— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) February 14, 2023
Em dezembro de 2022, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou a decisão de ampliar o número de participantes do Mundial a partir do ano de 2025, oportunidade na qual a competição será disputada nos meses de junho e julho.
Na última edição do Mundial, disputada no Marrocos, o Real Madrid (Espanha) ficou com o título após derrotar, por 5 a 3, o Al-Hilal (Arábia Saudita), equipe que bateu o Flamengo nas semifinais da competição.
A próxima edição do torneio terá como sede, pela primeira vez na história, a Arábia Saudita. Os jogos serão disputados entre 12 e 22 de dezembro de 2023.