Fifa prossegue com projeto de realizar Copa do Mundo a cada 2 anos

A direção da Fifa tem buscado o apoio de seus filiados sobre a proposta de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos, e não quatro como tem sido feito. Atualmente a CAF, a Confederação Africana, afirmou que pode apoiar em bloco a ideia, caso ela entre na pauta de um Congresso futuro (Garantindo assim 56 dos 211 votos possíveis).

A proposta destaca que a mudança de formato faria cm que o torneio, por exemplo chegasse a África pela segunda vez. A Copa foi realizada no continente apenas uma vez, em 2010, na África do Sul. Um grupo de estudos foi criado para avaliar o “impacto” de realizar o evento a cada dois anos.

A ideia, que tem o presidente da Fifa, Gianni Infantino, como principal entusiasta tem duas bases principais: Dar chance a mais seleções chegarem à etapa final da competição (sendo acrescentado a partir de 2026 48 participantes e não apenas 32), e aumentar a possibilidade de países serem sede do torneio.

O segundo item agradou bastante os Africanos, que viam como uma possibilidade remota de sediar novamente uma Copa. Em 2010, a Copa do Mundo foi para a região, justamente para evitar que o continente saísse derrotado em uma disputa, então somente países da África puderam se candidatar. Rodizio que durou somente até a Copa de 2014, que só teve o Brasil como candidato da América do Sul.

Se a ideia for aprovada, a Copa séria realizada a cada dois anos após 2026, que será realizada na América do Norte e pela primeira vez disputada em três países: EUA, México e Canadá. A copa do Mundo bienal seria mais uma peça na alteração organizacional, que a Fifa planeja para o esporte após 2024. A entidade criou um grupo que discute novos formatos para o calendário mundial. Como deixar um ou dois meses anuais exclusivos para jogos de seleções e o resto para competições nacionais e continentais, Além das férias.

Quem apresentou a proposta para a Copa Bienal foi a federação da Arábia Saudita, no congresso realizado virtualmente em maio. Caso a comissão criada dê a parecer positivo, será preciso a aprovação via congresso, com votos das 211 federações filiadas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp