Fifa pune Associação de Futebol da Malásia e sete jogadores por falsificação de documentos: suspensões e multas aplicadas.

fifa-pune-associacao-de-futebol-da-malasia-e-sete-jogadores-por-falsificacao-de-documentos3A-suspensoes-e-multas-aplicadas

A Fifa puniu a Associação de Futebol da Malásia (FAM) e sete jogadores por falsificação de documentos, incluindo os atacantes Imanol Machuca, atualmente no Vélez, e João Figueiredo, ex-Atlético-MG. As punições resultaram em suspensões de um ano para os atletas. Os jogadores também foram multados em 2 mil francos suíços (R$ 13,3 mil) cada.

Os sete jogadores suspensos, além de Machuca e Figueiredo, incluem Gabriel Felipe Arrocha, Facundo Tomás Garcés, Rodrigo Julián Holgado, Jon Irazábal Iraurgui e Hector Alejandro Hevel Serrano. As sanções foram aplicadas pelo Comitê Disciplinar da Fifa devido a infrações do artigo 22 do Código Disciplinar, que aborda a questão de falsificação de documentos.

De acordo com a Fifa, a FAM apresentou documentos adulterados ao solicitar a elegibilidade dos jogadores para inscrição, levando a participação deles na vitória por 4 a 0 sobre o Vietnã nas Eliminatórias para a Copa da Ásia 2027. A FAM foi multada em 350 mil francos suíços (cerca de R$ 2,3 milhões) e os jogadores suspensos por um ano de atividades relacionadas ao futebol.

Tanto a FAM quanto os jogadores notificados da decisão têm um prazo de 10 dias para apresentar defesas à entidade. Em caso de manutenção da punição, há a possibilidade de recurso ao Comitê de Apelação da Fifa e, posteriormente, à Corte Arbitral do Esporte (TAS-CAS). Em comunicado, a FAM afirmou que vai recorrer da decisão, ressaltando a boa fé e transparência durante o processo.

Imanol Machuca, de 25 anos, é ex-Fortaleza e atual jogador do Vélez, enquanto João Figueiredo, de 29 anos, é ex-Atlético-MG e atualmente atua pelo Johor FC na Malásia. Ambos os atletas têm passagens por clubes e seleções de diversos países, com destaque para a carreira de Figueiredo no futebol turco. A punição da Fifa impacta não apenas os jogadores, mas também a participação da FAM no cenário esportivo internacional.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp