A Fifa reúne pela primeira vez comitês com representantes do mundo todo para debater avanços no futebol
A entidade está fortalecendo discussões para buscar soluções, melhorias e sugestões para o desenvolvimento do esporte. O Brasil conta com 11 representantes nos diferentes comitês formados pela Fifa. Gianni Infantino, presidente da entidade, anunciou que o Código Disciplinar da Fifa será mais rigoroso em relação ao racismo.
A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, em Doha, no Catar, onde representantes de todo o mundo se reuniram em 35 comitês criados pela Fifa. O objetivo desses encontros é discutir melhorias e sugestões relacionadas ao desenvolvimento do futebol em escala global.
Os representantes foram nomeados pela entidade, com as federações locais indicando profissionais e pessoas relevantes para participar das diferentes mesas de discussão. Gianni Infantino preside o Conselho e liderou as diversas reuniões realizadas em um hotel na região de The Pearl, em Doha.
Durante a Copa Intercontinental, primeiro grande evento da Fifa após a criação dos comitês, os representantes nomeados se reuniram pela primeira vez para inaugurar as discussões em torno da melhoria do futebol. A maioria dos membros dos comitês esteve presente fisicamente, enquanto outros participaram de forma online.
Os comitês têm como função sugerir, avaliar e debater ideias que possam contribuir para o aprimoramento, expansão e aceleração dos processos de evolução do futebol. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, elogiou o Catar, local das principais competições recentes da Fifa, e parabenizou Mansoor Al-Ansari, secretário-geral da Associação de Futebol do Catar.
Uma parte do discurso de Infantino focou no investimento no futebol feminino, destacando a criação de torneios de clubes para mulheres e projetando um aumento no número de seleções a partir da Copa do Mundo de 2031. O Brasil tem 11 representantes em diferentes comitês, incluindo nomes como Samir Xaud, Leila Pereira e Thairo Arruda.
Os comitês estão sendo fundamentais para impulsionar o futebol em diversas áreas, como competições masculinas e femininas, futebol olímpico, futebol de areia, entre outros. Com representantes de todo o mundo reunidos, a Fifa busca promover a melhoria contínua do esporte mais popular do planeta.




