Press "Enter" to skip to content

Filarmônica de Goiás apresenta espetáculo Pioneiros nesta sexta, 24

Última atualização 23/11/2023 | 09:20

A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta às 20h desta sexta-feira, 24, o espetáculo musical Pioneiros, no Teatro Goiânia. Em noite única, o público será envolvido por composições magníficas de Franz Liszt, Ruth Crawford Seeger, Samuel Coleridge-Taylor e Sibelius, destacando as contribuições inovadoras desses pioneiros musicais. A fusão de talento e maestria, sob a regência do maestro Neil Thomson, promete uma experiência envolvente e emocionante.

Este evento especial celebra não apenas a riqueza cultural, mas também destaca a excelência artística da Orquestra Filarmônica de Goiás. Os compositores do espetáculo “Pioneiros” quebraram fronteiras musicais e sociais.

Franz Liszt foi um compositor húngaro romântico e inventou o gênero do Poema Sinfônico. Prometeu é uma obra vividamente dramática, cheia de espírito romântico. Ruth Crawford Seeger foi uma das compositoras norte-americanas mais originais e ousadas do século XX. Mesmo negligenciada, ela escreveu músicas que estavam muito à frente de seu tempo. “O Andante para cordas foi escrito em 1931, mas poderia muito bem ter sido escrito na década de 1960”, diz o maestro Neil Thomson.

Reconhecimento

“Samuel Coleridge-Taylor foi, no início do século 20, o compositor britânico mais famoso do mundo e o primeiro compositor negro a alcançar a fama”, conta Thomson. “A Balada é uma de suas melhores obras”, completa. O Concerto Pioneiros termina com a Terceira Sinfonia de Sibelius. “Esse grande compositor finlandês utilizou a música folclórica e os padrões de fala da Finlândia natal para revitalizar o gênero sinfônico no início do século XX”, comenta o maestro.

Reconhecido internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu críticas positivas da revista inglesa Gramophone, uma das maiores do mundo em música clássica. O grupo é ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).