Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito neste domingo, em Goiânia

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza concerto neste domingo, 07, sob a regência da maestra Mariana Menezes. Na programação, o público assistirá à Sinfonia nº 2 de Johannes Brahms, Suíte Antiga do carioca Leopoldo Miguez e Suíte para Cordas de Freddy Portilho, compositor que integra o corpo sinfônico da OFG. A apresentação será no palco do Palácio da Música, do Centro Cultural Oscar Niemeyer, a partir das 11h, com entrada gratuita.

“Há muito tempo o público vem pedindo o retorno dos concertos aos domingos e estamos muito felizes em trazer de volta essa programação. O concerto aos domingos é uma oportunidade para toda a família, sem dúvida. Para os amantes da música, é mais uma oportunidade de encontro com a Filarmônica”, afirma a maestra Mariana Menezes.

Segundo a regente, a Suíte escrita por Freddy Portilho é uma música que transmite muita energia e apresenta alguns elementos surpresa. “A Suíte à Antiga em cinco movimentos do carioca Leopoldo Miguez é leve e cheia de belas melodias quase dançantes. Essa obra será um gancho perfeito para a sinfonia que vem em seguida, a Sinfonia nº 2 em Ré Maior de Johannes Brahms, que é também conhecida como a sinfonia pastoral do compositor. Ela possui uma das mais belas construções melódicas e harmônicas e é sempre uma das obras favoritas do público”, completa.

A OFG espera compartilhar uma manhã musical com a plateia. “Estamos preparando esse repertório incrível com muito carinho. Esperamos encontrar também as famílias e todos aqueles que, por diversos motivos, não puderam estar nos concertos de quinta à noite. Será uma alegria reencontrá-los”, finaliza Mariana Menezes.

A Orquestra Filarmônica de Goiás é mantida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem é baleada por PRF na BR-040, no RJ, na véspera de Natal

Na véspera de Natal, Juliana Leite Rangel, uma jovem de 26 anos, foi baleada na cabeça durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-040, em Caxias, na Baixada Fluminense. O incidente ocorreu quando ela se dirigia à casa de parentes em Itaipu, Niterói.

Segundo relatos de seu pai, que também estava no veículo, ele sinalizou para encostar, mas os agentes da PRF iniciaram os disparos e balearam Juliana na nuca.

“Falei para a minha filha: ‘Abaixa, abaixa’. Eu abaixei, meu filho deitou no fundo do carro, mas infelizmente o tiro pegou na minha filha. Eles já desceram do carro perguntando: ‘Porque você atirou no meu carro?’. Só que nem arma eu tenho, como é que eu atirei em você?”, disse Alexandre.

A vítima foi levada imediatamente ao Hospital Adão Pereira Nunes, sendo submetida a uma cirurgia. Segundo a Prefeitura de Duque de Caxias, seu estado de saúde é considerado gravíssimo. Além dela, o pai também foi baleado na mão esquerda, mas não teve fraturas e recebeu alta na mesma noite do crime.

Deyse Rangel, mãe da vítima, também estava no carro no momento do incidente junto com o outro filho. “A gente viu a polícia e até falou assim: ‘Vamos dar passagem para a polícia. A gente deu e eles não passaram. Pelo contrário, começaram a mandar tiro em cima da gente. Foi muito tiro, foi muito tiro”, afirmou Deyse.

A PRF não se pronunciou sobre o caso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp