Filarmônica de Goiás se apresenta no Teatro Goiânia

Nesta quinta-feira, 03, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) apresenta o concerto Tchaikovsky e a Nova Sinfonia do Destino, no Teatro Goiânia, às 20h, sob a regência da maestra Mariana Menezes. Serão executadas obras de Mozart, Rossini e Tchaikovsky, grandes nomes da música clássica mundial. A entrada para o concerto é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na pelo link: https://www.sympla.com.br/concerto-da-orquestra-filarmonica-de-goias__2097628.

Mariana Menezes é regente associada da OFG. Aclamada pela crítica especializada, ela já regeu as principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a Orquestra Sinfônica Municipal (Theatro Municipal de São Paulo), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, entre outras.

A maestra comenta o programa que será apresentado, começando pela Sinfonia nº 4 do russo Piotr Il’yich Tchaikovsky, que ela classifica como o ponto alto do concerto. Ela diz que, apesar de ser um compositor muito conhecido pelos seus balés (autor de O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes), ele também é famoso pelas sinfonias.

“Todos os estilos de música que ele se propunha a fazer, ele se destacava. A Sinfonia nº 4 é praticamente autobiográfica e o próprio compositor deixou isso anotado, o que cada movimento representa”, afirma, acrescentando que ela é representativa não apenas da vida do compositor, mas da vida em geral. “Nessa sinfonia há momentos de drama, de esperança, de sonho, de desespero, depois de conformidade, alegrias, lembranças, é realmente uma vida inteira que acontece dentro de uma música”, relata.

A Orquestra Filarmônica de Goiás é mantida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A abertura das portas será às 19h e o fechamento ocorre logo após o horário de início do concerto. Lembrando que a OFG prima pela pontualidade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos