Press "Enter" to skip to content

Filarmônica de Goiás se apresenta no Teatro Goiânia

Última atualização 02/08/2023 | 17:12

Nesta quinta-feira, 03, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) apresenta o concerto Tchaikovsky e a Nova Sinfonia do Destino, no Teatro Goiânia, às 20h, sob a regência da maestra Mariana Menezes. Serão executadas obras de Mozart, Rossini e Tchaikovsky, grandes nomes da música clássica mundial. A entrada para o concerto é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na pelo link: https://www.sympla.com.br/concerto-da-orquestra-filarmonica-de-goias__2097628.

Mariana Menezes é regente associada da OFG. Aclamada pela crítica especializada, ela já regeu as principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a Orquestra Sinfônica Municipal (Theatro Municipal de São Paulo), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, entre outras.

A maestra comenta o programa que será apresentado, começando pela Sinfonia nº 4 do russo Piotr Il’yich Tchaikovsky, que ela classifica como o ponto alto do concerto. Ela diz que, apesar de ser um compositor muito conhecido pelos seus balés (autor de O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes), ele também é famoso pelas sinfonias.

“Todos os estilos de música que ele se propunha a fazer, ele se destacava. A Sinfonia nº 4 é praticamente autobiográfica e o próprio compositor deixou isso anotado, o que cada movimento representa”, afirma, acrescentando que ela é representativa não apenas da vida do compositor, mas da vida em geral. “Nessa sinfonia há momentos de drama, de esperança, de sonho, de desespero, depois de conformidade, alegrias, lembranças, é realmente uma vida inteira que acontece dentro de uma música”, relata.

A Orquestra Filarmônica de Goiás é mantida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A abertura das portas será às 19h e o fechamento ocorre logo após o horário de início do concerto. Lembrando que a OFG prima pela pontualidade.