Jornal Diário do Estado

Filarmônica recebe maestro israelense em concerto nesta quinta

Apresentação será no Teatro Goiânia, sob a regência do israelense Noam Zur e solo do pianista goiano Diego Caetano, músicos aclamados pela crítica especializada de diversos países

A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza concerto nesta quinta-feira ,09, no Teatro Goiânia, às 20h, sob a regência do maestro israelense Noam Zur e com a presença do pianista goiano Diego Caetano.

A apresentação faz parte da série Concertos Sinfônicos na Capital e conta com composições de Haydn, Rachmaninoff e Dvorák. A entrada é franca e não há necessidade de retirada de ingresso.

Aclamado pela crítica internacional, Noam Zur nasceu em uma família de músicos. Ele começou a aprender piano e trombone na infância, antes de decidir estudar regência aos 15 anos. Durante sua formação, passou pela Rubin Academy, em Jerusalém, teve aulas de contrabaixo e formou-se em Filosofia na Universidade de Tel-Aviv.

CONCERTO

Apesar de ter iniciado seu percurso musical num contexto puramente sinfônico, Noam Zur sente-se igualmente à vontade nos palcos de ópera e de concertos. Com mais de 20 anos de experiência profissional, o repertório dele inclui cerca de 50 óperas e mais de 450 obras sinfônicas.

Já o goiano Diego Caetano, natural de Anápolis, foi reconhecido pelo jornal italiano La Stampa como “um pianista talentoso, com técnica e musicalidade brilhantes”. Para citar apenas alguns espaços, Diego Caetano já se apresentou no Carnegie Hall, de Nova York; no Philia Hall, de Yokohama; no Palácio da Foz, de Lisboa; na Sala Cecília Meireles, do Rio de Janeiro; e no Royal Albert Hall, de Londres.

Defensor da música contemporânea, estreou composições de Robert Spillman, Anne Guzzo, Marlos Nobre, Roger Goeb e Guilherme Bernstein. Além disso, Caetano recebeu os principais prêmios em mais de 50 concursos de piano nacionais e internacionais e também prêmios especiais, incluindo Melhor Intérprete de Compositores Brasileiros, Melhor Intérprete de Compositores Espanhóis e Prêmio de Excelência em Performance.