Filha de Glauber Rocha fala sobre ditadura no Conversa com Bial

No “Conversa com Bial” desta quinta-feira, 19 de agosto, fez uma homenagem ao cineasta Glauber Rocha, um dos criadores do Cinema Novo. A homenagem foi feita próxima a data de falecimento do cineasta que completa 40 anos no próximo dia 22 de agosto.

Os filhos do artista, falaram sobre as importantes obras de Glauber , sobre o recente incêndio na Cinemateca Brasileira, que destruiu grande parte dos documentos e memória do trabalho do cineasta e relembraram momentos marcantes da convivência afetuosa com o pai.

A entrevista ainda mostrou um mini doc exclusivo, feito pela equipe do programa, acompanhando o processo final de restauração digital do filme “Deus e o diabo na terra do sol”, que será relançado no cinema.

Os longas “Terra em transe”, “O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro” e “A idade da Terra” também foram revisitados na conversa.

Em um certo momento, a filha de Glauber relembrou o fato de que, no auge da Ditadura Militar no Brasil, o cineasta se exilou em Portugal após sofrer perseguições por parte do regime. Entretanto, três anos depois, Rocha elogiou o general Golbery do Couto e Silva, então secretário da Casa Civil e apertou a mão de João Figueiredo.

Isso gerou diversas críticas para ele, e de acordo com Paloma, “ele se imola politicamente, ele sofreu profundamente com isso”.

“Foi feito uma reunião em Paris com Jango, Francisco Julião e outras pessoas. Então decidiram que seria a frente liberal do exército que iria abrir o Brasil. Quem é que vai se colocar à disposição de lá estender a mão? O Glauber”, explicou ela, que também disse que o pai acabou ficando “Acuado no final da vida”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Velório aberto ao público de Ney Latorraca no Rio de Janeiro neste sexta-feira 27/12 no Theatro Municipal – saiba mais!

O velório do ator Ney Latorraca, falecido aos 80 anos na última quinta-feira (26/12), será aberto ao público e acontecerá no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (27/12). O evento terá início às 10h30 e encerrará às 13h30, no Foyer do Theatro Municipal, localizado na praça Floriano, na cidade do Rio de Janeiro. Após o velório, o corpo de Ney será cremado em uma cerimônia reservada para a família, às 15h.

Ney Latorraca, conhecido por sua trajetória de sucesso na TV brasileira, estava internado na Clínica São Vicente, no bairro da Gávea, desde o último dia 20, devido a complicações de um câncer de próstata, que resultou em uma sepse pulmonar e culminou em seu falecimento. O ator marcou presença em grandes produções da Globo, como a novela Da Cor do Pecado, e conquistou o carinho do público ao longo de sua carreira.

Casado há 29 anos com Edi Botelho, Ney Latorraca optava por uma vida discreta, longe dos holofotes e sem presença ativa nas redes sociais. O ator não compartilhava detalhes de sua vida pessoal, mantendo sua intimidade preservada. Sua morte foi lamentada por fãs, amigos e colegas de profissão, que reconheceram não apenas seu talento, mas também sua personalidade cativante.

Diversas figuras públicas se manifestaram nas redes sociais em homenagem a Ney Latorraca, destacando suas contribuições para a arte e para a cultura brasileira. Personalidades como Marco Nanini, Lula e o Ministério da Cultura lamentaram a perda do ator e ressaltaram sua marcante presença nos palcos e telas do país. Além disso, notícias sobre a decisão de Ney em deixar seus quatro apartamentos, no Rio de Janeiro e em São Paulo, para doação também repercutiram na imprensa.

Para se manter informado sobre as últimas notícias e novidades do mundo dos famosos e do entretenimento, acompanhe o perfil Metrópoles Fun no Instagram. Tudo sobre celebridades, cinema, música e muito mais você encontra por lá. A despedida de Ney Latorraca será uma oportunidade para fãs e admiradores prestarem suas últimas homenagens ao talentoso artista e deixarem registrado o carinho e a saudade que ele deixará em seus corações.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp