Filha denuncia Latam por abandonar pais idosos em Brasília: Polícia Civil investiga

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Filha denuncia Latam por deixar pais idosos sozinhos no aeroporto de Brasília

Moradora do Distrito Federal registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil
depois de encontrar os pais do lado de fora do aeroporto, sem o serviço de
assistência a idosos solicitado; empresa nega negligência.

Uma moradora de Brasília
[https://g1.globo.com/df/distrito-federal/cidade/brasilia/] denunciou a Latam
depois que os pais, dois idosos com mais de 80 anos, foram deixados sozinhos na
área externa do Aeroporto de Brasília e não tiveram o serviço de assistência
solicitado para a empresa.

O caso aconteceu no último domingo (25/6) e foi registrado na Polícia Civil
[https://g1.globo.com/tudo-sobre/policia-civil/] do Distrito Federal (PCDF)
depois que a empresária Eleni Costa teve dificuldade para localizar os pais no
terminal aéreo.

Antonio Batista, 86 anos, e Antonia Costa Batista, 81 anos, deveriam desembarcar
em Brasília por volta das 7h25 em um voo vindo de Teresina, mas não foram
encontrados pela filha.

A filha do casal é moradora de Taguatinga Norte e conta que ficou quase duas
horas esperando pelos pais no portão de desembarque. A demora, no entanto, deixou a filha do casal preocupada devido às condições de saúde dos pais, quem além da dificuldade de locomoção, também têm problemas cardíacos. “Eu fiquei mais de 1h30 esperando pelos meus pais e eles não chegavam. Quando eu procurava alguém da Latam para me dar notícias, apenas diziam para eu não me preocupar e que aquilo era normal, já que o procedimento de desembarque era demorado”, afirma a empresária ao DE.

Os idosos também pediram ajuda ao funcionário para entrar em contato com a
filha, mas não foram atendidos. Procurada pelo DE, a
Latam nega que houve negligência e afirma que prestou toda a ajuda solicitada
pelos idosos (veja a nota na íntegra no fim da reportagem).

O DE também procurou a Polícia Civil e a Agência Nacional de Aviação Civil até a
publicação desta reportagem.

PAIS ESTAVAM SOZINHOS NA ÁREA EXTERNA DO AEROPORTO

A informação sobre o paradeiro dos pais só veio após quase duas horas de espera. “Meu irmão que estava em Fortaleza recebeu um telefonema de uma outra pessoa que
o avisou que nossos pais já tinham desembarcado”, conta Eleni.

O irmão de Eleni foi contatado por uma mulher que estava no aeroporto e
encontrou o casal do idosos desacompanhados. Ao abordá-los, o casal contou que
estava perdido e pediu ajuda para contatar algum dos filhos.

“Ela se compadeceu com meus pais e encontrou o telefone do meu irmão no
celular que fica com eles. Foi quando corri para encontrá-los”, relata Eleni.

Eleni encontrou os pais na área externa do aeroporto, sentados em uma espécie de
jardim. Os idosos relataram frio, fome e desamparo. A empresária trata a situação como um descaso, que já que os pais têm problemas de
saúde e havia sido solicitado o acompanhamento especial para a companhia aérea.

IDOSOS CONTAM QUE NÃO TIVERAM AJUDA E LATAM NEGA NEGLIGÊNCIA

Aos 81 anos, Antonia relata que ela e o marido foram acompanhados por um
funcionário da Latam até a área externa do aeroporto, mas depois foram deixados
lá sozinhos.

A idosa conta ainda que estava em uma cadeira de rodas e pediu para que o
equipamento ficasse com eles até a filha encontrá-los, mas que o trabalhador
negou o pedido.

ANAC PREVÊ AUXÍLIO

De acordo com a Resolução nº 280/2013 da ANAC, passageiros que necessitam de
assistência especial, incluindo pessoas com mobilidade reduzida ou idosos com
dificuldade de locomoção, têm direito a atendimento prioritário e a serviços de
apoio no embarque e desembarque. A regulamentação determina que, quando solicitado com antecedência, a
companhia aérea deve oferecer: acompanhamento durante o desembarque, com auxílio até a área de encontro com
o responsável ou local combinado; transporte gratuito de dispositivos de assistência, como cadeiras de rodas;
comunicação adequada para viabilizar o contato entre o passageiro e a pessoa
que vai recebê-lo no aeroporto.

O QUE DIZ A LATAM

“A LATAM Airlines Brasil informa que prestou o serviço de acompanhamento e
assistência dos passageiros e, ao desembarcar em Brasília, eles optaram por
aguardar a chegada de seus familiares na área externa do aeroporto, dispensando
o serviço de acompanhante. O colaborador que os acompanhava tentou contato
telefônico com os familiares, sem sucesso.

A LATAM lamenta o incômodo causado pelo ocorrido e reitera seu cuidado com a
segurança e o bem-estar dos passageiros.”

Saiba como funciona a logística das chegadas e partidas do Aeroporto de Brasília

Novidades sobre o tema podem ser encontradas no DE.

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