Filho de apresentador do Caprichoso sofre grave acidente em Parintins

Parintins: filho de apresentador do Caprichoso sofre grave acidente

Recentemente, na cidade de Parintins (AM), um adolescente de 14 anos, identificado como Yonan Oran, filho do apresentador do Boi Caprichoso, Edmundo Oran, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito de grande gravidade. O acidente ocorreu no último domingo (1º/12) e, de acordo com relatos do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), Yonan pilotava uma motocicleta em alta velocidade e acabou colidindo com outra motocicleta. Na outra moto estavam as estudantes Gabriel Miquiles, de 24 anos, e Flávia Katarina, de 22 anos, que também ficaram feridas no acidente.

A colisão foi tão intensa que as vítimas foram arremessadas ao chão, causando graves lesões em Yonan e nas estudantes envolvidas. Yonan sofreu contusões cerebrais, afundamento no crânio e fraturas na face. Já Flávia Katarina foi a que apresentou as lesões mais severas, com múltiplas fraturas, traumas no abdômen e traumatismo craniano grave. A terceira vítima, Gabriela, encontra-se estável e não corre risco de vida.

Após o acidente, Yonan Oran foi transferido de aeronave para uma unidade de saúde na capital do estado, enquanto Flávia Katarina permanece internada em Parintins devido à sua condição instável para remoção. Diante desse cenário trágico, o Boi Caprichoso, por meio de suas redes sociais, emitiu uma nota de solidariedade às famílias das vítimas e solicitou o apoio em forma de orações pela rápida recuperação dos três jovens envolvidos no acidente.

Nesse momento delicado, a nação azul e branca, fãs do Boi Caprichoso, está convocada a se unir em oração em prol da saúde de Flávia Katarina, Gabriela Beatriz Ramos e Yonan dos Anjos. A prioridade é garantir a estabilidade e a recuperação plena desses jovens que enfrentam um momento tão difícil em suas vidas.

É importante ressaltar que acidentes como esses alertam para a importância da segurança no trânsito, especialmente entre os jovens que, muitas vezes, se envolvem em situações de risco. A prevenção ainda é o melhor caminho para evitar tragédias como essa e garantir a integridade física e emocional de todos os envolvidos. Em momentos como este, a solidariedade e as orações se tornam essenciais para acolher e fortalecer aqueles que enfrentam situações tão difíceis e desafiadoras.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Parcelamento do ICMS das vendas de dezembro beneficia lojistas de São Paulo

O ICMS das vendas de dezembro poderá ser dividido em duas parcelas para os lojistas que optarem pelo pagamento parcelado. Dessa forma, metade do ICMS deverá ser recolhida em janeiro e a outra parte em fevereiro, sem a incidência de juros e multa.

O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre as vendas de dezembro do setor de varejo poderá ser parcelado em duas vezes pelos contribuintes do Estado DE São Paulo. Essa medida foi oficializada na última edição do Diário Oficial do Estado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP).

Com base no decreto nº 69.206/2024, os lojistas poderão efetuar o pagamento de 50% do imposto referente às vendas de Natal até o dia 20 de janeiro e a segunda cota de 50% até o dia 20 de fevereiro de 2025, sem a aplicação de multa e juros. O parcelamento do recolhimento do ICMS representa um reforço significativo para o fluxo de caixa dos varejistas no início do ano, um período que costuma apresentar queda sazonal no movimento do setor DE varejo.

Na terça-feira (24/12), a Sefaz-SP realizou a transferência de R$ 752,02 milhões em ICMS para os 645 municípios paulistas, referentes aos valores arrecadados entre os dias 16 a 20/12. Essa foi a terceira transferência do mês de dezembro, totalizando mais de R$ 2,2 bilhões repassados às prefeituras, descontando os valores destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Recentemente, a secretaria divulgou os dados definitivos do Índice de Participação dos Municípios (IPM) para os 645 municípios paulistas em 2025. A partir de 1º de janeiro de 2025, os depósitos na conta Participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS serão repassados aos municípios por meio do Banco do Brasil. Para consultar o IPM por município, basta acessar o site oficial da Sefaz-SP.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp